Na semana passada, uma decisão do Supremo Tribunal Federal deu mais esperanças aos aposentados e pensionistas. A corte condenou a União pagar indenização à Varig por perdas decorrentes da inflação, acumuladas em razão da política tarifária adotada pelo governo entre 1986 e 1991. Mas, sem um acordo que antecipe o ressarcimento, a liberação efetiva dos recursos pode demorar anos.
– Decisão do Supremo não se discute. Se mandou pagar, tem que pagar. O governo não pode postergar mais – afirmou o senador.
Graziella Baggio, ex-presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, lembrou que os trabalhadores contribuíram por décadas e hoje estão na terceira idade recebendo apenas 8% do que têm direito.
– Fundo de pensão é uma questão muito séria; exige responsabilidade e honestidade. Nosso exemplo vai ficar marcado para a história. Neste período de luta, já perdemos mais de 900 pessoas, gente que teve a morte antecipada por ansiedade, depressão e estresse e não conseguiu ver seus direitos realizados – disse.
O assunto foi tratado durante a audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), nesta segunda-feira (17), sobre o combate ao analfabetismo.