Menu / Editorias
Abrir / Fechar

Notícias

RJ - todos

Baixada fluminense: Consórcio entre municípios inaugura Centro do Idoso

Publicado por  em 03, mar , 2011 em Notícias | Sem comentários

 

 Um consórcio entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e mais cinco municípios da Baixada Fluminense – Belford Roxo, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu e Mesquita – inaugurou nesta quarta-feira (02/03) o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa. O espaço que tem data prevista para iniciar seu funcionamento no dia 14 de março deste ano, será destinado a ações de atenção, prevenção e promoção a cidadania – nas áreas jurídica, psicológica e social – do idoso vítima de violência. Atualmente, só em Belford Roxo, já são mais de 50 mil idosos e 90% deles sofre algum tipo de violência.

“Esse é mais um marco para a cidade de Belford Roxo, que vem conquistando cidadania e democracia. Não posso deixar de agradecer ao Estado, que mais uma vez vem nos atendendo e nos ajudando muito através de parcerias. Essa ação valoriza o homem e a mulher da melhor idade, que trabalharam a vida toda e merecem todo suporte. Essa foi uma conquista de todos os municípios, mas principalmente da deputada federal Eliane Rolim. Ela teve a iniciativa, e lutou durante dois anos por esse projeto, que começou quando ela ainda iniciava o mandato como secretária municipal de Bem Estar Social. O Centro irá atender aos idosos de todos esses municípios. Eles terão uma assistência ampla nas áreas social, atendimento jurídico e psicológico. Continuaremos insistindo pela melhoria da saúde, ampliação da educação, pelo combate à fome e à pobreza. Essa é uma luta que só está começando”, garantiu o prefeito de Belford Roxo, Alcides Rolim.

Presente ao evento, a deputada federal Eliane Rolim, explicou que o Estado fez uma avaliação e definiu Belford Roxo como a mais preparada para receber o Centro. “Os critérios julgados foram funcionalidade dos instrumentos, capacidade de receber o fluxo e acessibilidade. Eu acreditei que nosso municipio tinha condições de lutar por esse programa, e conquistar a sede do Centro. Temos pontos fortes como os dez Centros de Referência de Assistência Social (Cras), dois Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e a interligação entre todos os municípios da Baixada Fluminense. Os idosos poderão procurar diretamente o Centro ou serão encaminhados por algum órgão dos municípios – Delegacias, Defensorias, Conselhos de Defesa, Cras, Creas, Entidades de Saúde e Ouvidorias. Eles terão todo acompanhamento e suporte contra a violência seja ela, financeira, psicológica ou física”, destacou a deputada federal.

O secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, disse que o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa da Baixada será referência para todo o Estado na luta pelos direitos dos idosos e divulgou, ainda, mais um programa para o município de Belford Roxo. “O Governo do Estado encomendou um estudo sobre a erradicação da pobreza e constatou que o estado do Rio de Janeiro não acompanhou o ritmo do Brasil. Por conta disso, lançaremos, no 2º semestre deste ano, o Programa Estadual de Erradicação da Pobreza Extrema.
Inicialmente, o programa atingirá três municípios – Belford Roxo, Japeri e São Gonçalo – e atenderá cerca de 60 mil famílias. A ideia é acelerar a erradicação da pobreza”, revelou o secretário.

Entre as autoridades presentes estava a prefeita de Nova Iguaçu – Sheila Gama; o prefeito de Mesquita – Arthur Messias; a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Belford Roxo – Rosangela Pedra; a secretária de Promoção Social de São João de Meriti – Almerinda de Carvalho; o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias – Airton Lopes; além da secretária Executiva de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado – Maria Célia Vasconcellos, a representante da Comissão dos Municípios – Beatriz Bessa; e o promotor de Justiça Cláudio Lopes.

Os serviços oferecidos pelo Centro serão: Núcleo Jurídico, Núcleo de Psicologia e Núcleo de Serviço Social. Os tipos de violência mais freqüentes cometidos contra os idosos são: violência física, psicológica, sexual, abandono, negligência, violência financeira, auto-negligência, violência medicamentosa, emocional e social, e maus tratos.

O Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa fica na Avenida Joaquim da Costa Lima, 2723, bairro Santa Amélia – Belford Roxo, e funcionará das 9h às 17h. Para mais informações cada município terá sua central de atendimento – Belford Roxo: (21) 2662-0120; Nova Iguaçu: (21) 2698-1461; Duque de Caxias: (21) 2672-6673; São João de Meriti: (21) 2651-1162; e Mesquita: (21) 3763-9760 Ramal 229

Read more: http://coisadevelho.com.br/?p=433#ixzz2bEaNFqYg

Parcerias

exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo