Rede de Atendimento aos idosos nos municípios do Estado do Rio de Janeiro
Disque 100 São denúncias de maus tratos ao idoso ou idoso em risco. Telefone direto com a Secretaria da Presidência da República em Brasília.
Defensoria da União. Telefone: 021) 2333-0189/0190. Endereço: Rua da Alfândega, nº 70.
Delegacia da 3ª Idade (Delegada Catarina Noble). Telefone: 021) 2333-9209 / 9275. Endereço: Rua Figueiredo Magalhães, nº 526, Copacabana (ao lado da Rua Tonelero).
Mistério Público Estadual. Telefone: 127 (direto) ou 021) 2550-2315 / 9050. Endereço: Avenida Marechal Câmara, nº 370, Castelo/RJ.
NEAPI Núcleo Especial de Atenção à Pessoa Idosa. Defensoria Pública do Idoso (Drº. João Henriques Vianna Rodrigues. Telefone: 021) 2332-6342 / 6343 / 6338. Endereço: Rua Humberto de Campos, nº 315, Leblon.
SEESQV - Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida: Telefone: 021) 2333-1473. Endereço: Rua da Ajuda, nº 5, 5º andar, Centro/RJ. CEP: 20.040.000
SESQV - Secretaria Municipal da Terceira Idade: Telefone: 021) 2976-2402 / 2573-2402. Endereço: Rua Afonso Cavalcanti, nº 455, 6º andar, Cidade Nova/RJ. CEP: 20.211.110.
CEDEPI - Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Idosa: Telefone: 021) 2333-0190 / 4100. Endereço: Rua da Ajuda, nº 5, 11º andar, sala 1001, Centro/RJ. CEP: 20.040.000
COMDEPI - Conselho Municipal de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa/RJ: Telefone: 021) 2976-1578 / 1579. Endereço: Rua Afonso Cavalcante, nº 455, sala 571, Cidade Nova/RJ. CEP: 20.211.110.
Disque Idoso da Alerj. Telefone: 021) 0800-02391.
Carioca / Ouvidoria Defensoria: Telefone: 021) 2299-3029 / 0800-82222. Endereço: Rua da Ajuda, nº 5, Centro / RJ, subsolo.
Detro: Ouvidoria. Telefone: 021) 2332-9535 / 9536.
RIO CARD: Solicitação / agendamento / bloqueio por perda. Telefone: 021) 4003-3737
Rio Simples: Central do Brasil. Subsolo. Telefone: 021) 2333-4772.
Carteira do Idoso: Rio Card Metrô / Telefone: 021) 4003-2111.
Farmácia Popular (distribuição de fraldas geriátricas): Vital Brazil. Telefone: 021) 0800-2816070 site: http://www.ivesi.org/
ANG: Associação Nacional de Gerontologia – Seção RJ. Telefone: 021) 2210-1050. Endereço: Travessa General Justo, 275, 5º andar, sala 515.
Rio Solidário. Telefone: 021) 2334-3910 / 2334-3916. Endereço: Travessa Euclides de Matos, nº 17, Laranjeiras/RJ.
UnATI.Uerj: Universidade Aberta da Terceira Idade. Telefone: 021) 2334-0131 / 0168. Endereço: Rua São Francisco Xavier, nº 524 (UERJ), 10º andar, bloco F.
Conselhos dos Idosos nos municípios do Estado do RJ:
http://www.ideal3idade.com.br/projetos/nome/p:conselho-do-idoso
CREAS - Centro de Assistência Especializada de Assistência Social
Siga o link oficial do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e escolhendo o seu estado e município=>
http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/FerramentasSAGI/Mops/
Qual a diferença entre o CRAS e o CREAS?
O CRAS busca prevenir a ocorrência de situações de risco, antes que estas aconteçam.
O CREAS trabalha com pessoas em que o risco já se instalou, tendo seus direitos violados, sendo vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, ameaças, maus tratos e discriminações sociais.
Todas as equipes do CREAS contam com orientações jurídicas.
Ação Violência Física: É o uso da força física para compelir os idosos a fazerem
o que não desejam, para feri-los, provocar dor, incapacidade ou morte.
Ação Violência Psicológica: Corresponde a agressões verbais ou gestuais com
o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar do convívio
social.
Ação Violência Sexual: Qualquer contato sexual não consentido com a pessoa idosa. ou praticadas por meio de aliciamento, violência físicas ou ameaças.
Ação Abandono: – Abandono da pessoa idosa por parte de quem tem a responsabilidade legal de lhe prestar cuidados: governos, instituições ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteção e assistência.
Ação Negligência – Omissão ou ineficácia na satisfação das necessidades básicas da pessoa idosa: não procurar acompanhamento médico, não prestar uma alimentação adequada, não prestar cuidados de higiene, entre outros comportamentos.
Ação Exploração material ou financeira – Uso abusivo de fundos, propriedades ou bens da pessoa idosa: uso, venda ou transferência de dinheiro, assinatura forjada em cheques e outros documentos financeiros /legais.
Ação Autonegligência: Diz respeito à conduta da pessoa idosa que ameaça a sua própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si mesma.
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