» Texto: Julia de Brito // Fotos: André Gomes de Melo
Projeto prevê a instalação de 45 espaços para exercícios físicos em todo o Estado
BÚZIOS - A cidade de Búzios, na Região dos Lagos, foi contemplada com uma academia de ginástica do programa Terceira Idade Saudável, lançado nesta quinta-feira (26/9), pelo Governo do Estado. Quarenta e cinco academias, com equipamentos de musculação, alongamento e desenvolvimento da capacidade aeróbica, serão instaladas em todo o Estado do Rio. Além da estrutura física oferecida, a população idosa receberá o suporte técnico de profissionais habilitados para garantir a execução correta dos exercícios. Todas as unidades contarão com uma equipe formada por um professor de educação física, um fisioterapeuta, um técnico de enfermagem, um nutricionista e um assistente.
O programa é desenvolvido pela Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. Búzios é a segunda cidade do interior a ganhar o equipamento público. O primeiro município contemplado foi Saquarema. A cerimônia de inauguração da academia ao ar livre contou com a presença do governador Sérgio Cabral e do vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão.
De acordo com o secretário de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinícius, a iniciativa busca atender à população idosa crescente em todo o estado. Ele destacou a importância do projeto que melhora a saúde física e emocional da Terceira Idade.
– O mais importante deste programa é trazer o idoso de novo para o convívio que ele tinha antes de chegar à terceira idade. É a ressocialização daquele idoso que estava acamado, daquele com depressão – disse o secretário.
Em todas as unidades, as aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira, em dois turnos, das 7h às 10h e das 16h às 19h. Haverá duas turmas por hora, com 20 alunos cada, totalizando 12 turmas ao dia. Após 30 minutos de aula na academia, os idosos receberão atenção dos profissionais de fisioterapia por mais 30 minutos para fazerem alongamento.
O programa Terceira Idade Saudável prevê atender a aproximadamente 18 mil idosos em todo o estado. A iniciativa também ofertará o suporte técnico de 30 equipes especializadas em outros projetos que não oferecem a orientação de profissionais habilitados.
Espaço de convivência
Com 81 anos, Teresinha de Jesus Oliveira, está ansiosa para participar das atividades na academia ao ar livre. A aposentada, que já faz exercício físico, comemorou a chance de poder usar equipamentos bem mais perto de casa.
– Estou achando muito bom. Há anos faço exercício, mas sem a orientação de profissionais. Agora será muito melhor. É perto de casa, gostei do espaço. Exercício faz bem ao corpo e ao espírito, e além disso vou poder encontrar com minhas amigas – afirmou a aposentada.
Para o aposentado, José de Carvalho Matos, de 77 anos, a academia será muito proveitosa. Ele vai frequentar a academia junto com a esposa e a cunhada.
– Achei importante o acompanhamento dos profissionais porque nem sempre sabemos usar os aparelhos de ginástica devidamente. Espero que outras praças de Búzios recebam esta academia – contou José.
De acordo com a professora de Educação Física do espaço, Teresa Marins, os interessados deverão procurar a equipe de profissionais na praça onde a academia está localizada para realizar a inscrição. Todos os matriculados farão uma avaliação funcional e nutricional, além de ter que passar pelo fisioterapeuta.
– Queremos que o idoso se mantenha independente. Que ele possa ter saúde física e mental – explicou a professora.
Todos os inscritos vão receber um kit com duas camisas (uma de manga curta e outra de manga comprida), uma garrafa squeeze, uma toalhinha, um boné e um hidratante fator de proteção 30.
Ao passar o mouse sobre a foto aparece uma prévia.
Ao clicar em uma foto inicia modo em tela cheia.
Botão para iniciar apresentação.
Utilize as setas para passar as fotos.
Botão para fechar apresentação.