Na noite da última terça-feira, 18, 161 idosos do município de Cabo Frio, na Região dos Lagos, receberam o certificado de conclusão do curso de Informática promovido pela Secretaria Estadual de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEESQV) através do Programa Era Digital na 3ª Idade. Durante a formatura, o secretário da pasta, Marcus Vinícius, falou da satisfação dos idosos com o projeto.
“O Era Digital na 3ª Idade é um sucesso porque os idosos também querem ser incluídos no mundo virtual. Alguns alunos agradecem porque com as aulas eles aprendem noções de Internet e conseguem manter contato com parentes que moram em outras cidades, buscar receitas e pagar contas sem precisar sair de casa”.
Entre os formandos estava o aposentado Jorge Paiva, de 69 anos, que não economizou elogios ao programa. “Nunca imaginei que eu fosse aprender a usar um computador. No primeiro dia foi difícil, mas os professores são excelentes e com muita calma eles nos ensinam o passo a passo. Agora vou comprar um computador para que eu continue conectado”.
A também aposentada e moradora do distrito de Tamoios, Cassiana Pereira, de 76 anos, disse que ganhou um notebook do genro e aproveitou as aulas para aprender a usar o eletrônico. “As aulas vieram em uma boa hora. Já consigo me conectar à internet e ver em tempo real os meus netos que moram na capital. Estou aprendendo a usar a tecnolocia a meu favor”, brincou.
O curso oferecido pela SEESQV ensina o básico em Windows, Word e Internet para quem tem 60 anos ou mais e é realizado dentro de um micro-ônibus que, adaptado com bancada e dez computadores, se transforma em uma sala de aula. Para receber o diploma os idosos precisaram ser aprovados com média de avaliação igual ou superior a 75%”. Cerca de 300 alunos já participaram do Era Digital na 3ª Idade nos municípios de Paraíba do Sul, Comendador Levy Gaspariam e Cabo Frio. Este mês, o programa atende idosos em Petrópolis, na Região Serrana.