Muita música, alegria e sorrisos fizeram parte do primeiro Baile da Terceira Idade na Cidade de Deus, neste sábado (24/08), quando cerca de 150 idosos dançaram ao som da Orquestra Tupy, na quadra do Clube Coroados. A empolgação de todos foi descrita por Cristina Pereira, 60 anos, mãe do rapper MV Bill: “Eu moro há 40 anos nessa comunidade e nunca vi uma baile como este. Está tudo lindo, orquestra maravilhosa e todos muito animados. Dançar traz vida! Temos muito baile funk aqui e pagode, mas um evento como este, diversificado, diverte muito os idosos e eleva a autoestima. Estava faltando isso na Cidade de Deus”.
O evento foi fruto de uma parceria entre as secretarias de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida e de Segurança Pública e da obra social RioSolidario.
Comandante da UPP Cidade de Deus, major Bruno Xavier, que participou do baile, destacou o lado cultural da comunidade. “A CDD é muito ligada à música, ao funk, à cultura. É muito bom ver que, através da instalação das UPPs, um entretenimento como este pode chegar aos idosos daqui. Esperamos trazer cada vez mais ações sociais para a região”, afirmou major Xavier. A gestora de Articulação Comunitária da Coordenadoria de Polícia Pacificadora, major Elaine Baldanza, fez questão de destacar a importância da UPPs para a chegada das ações de outros órgãos públicos. “As UPPs vieram para ficar. Quando as pessoas se sentem seguras, ações chegam até a comunidade. Assumi recentemente e estou adorando ver toda essa animação. Os idosos estão empolgadíssimos. Linda parceria da Segurança com a Secretaria de Envelhecimento Saudável”, frisou a gestora.
A integração da terceira idade dentro da comunidade, a oferta de lazer e diversão e a elevação da autoestima foram alguns dos objetivos do baile destacados pelo chefe de gabinete da Secretaria de Envelhecimento Saudável, Rodolpho Maldonado. “Os idosos não só têm direito como merecem este momento. Faz tão bem a eles que já querem saber qual o próximo”, brinca Maldonado. Josefina Almeida, 66 anos, é um exemplo do que afirmou o chefe de gabinete. “Eu queria um baile desse todo dia! Estou desde os meus 19 anos aqui e nunca pude participar de uma festa como essa, com uma música tão boa, bonita! Eu trabalho o dia todo cuidando de neto, lavando roupa e ainda estudo à noite para ocupar a cabeça, mas essa é a melhor diversão para a gente”, garantiu Josefina.
O próximo baile já tem data e comunidade definidas: dia 14 de setembro, na Vila Cruzeiro, às 15h.
Ação já aconteceu em outras UPPs
No fim do mês junho, a UPP Jacarezinho promoveu o primeiro baile da 3ª Idade em uma comunidade em processo de pacificação. O baile contou com músicas da Orquestra Tupy. O evento fez parte da iniciativa “Jacaré em movimento – Parado vira bolsa”, que contou com o apoio de diversas instituições e empresas que promoveram juntas uma ação social na comunidade.
Ao passar o mouse sobre a foto aparece uma prévia.
Ao clicar em uma foto inicia modo em tela cheia.
Botão para iniciar apresentação.
Utilize as setas para passar as fotos.
Botão para fechar apresentação.