Colesterol Dr. Carlos Augusto Bittencourt Silva (Gugu, criador do Projeto Gugu). O colesterol é uma substância vital que desempenha inúmeras funções no nosso organismo.
É responsável pela fluidez das membranas celulares, que permite a passagem, através dela, de todas as substâncias que a célula necessita. Sem essa fluidez a síntese de nutrientes em todo o organismo ficaria comprometida.
Entra também, na formação do tecido cerebral, de proteínas além de ajudar a fabricar a bile, indispensável ao processo digestivo.
O colesterol é um dos compostos incluídos na fórmula dos hormônios esteróides, responsáveis pelas características sexuais secundárias, que surgem na puberdade e que marcam as diferenças entre meninos e meninas.
O HDL (lipoproteína de alta densidade) conduz o colesterol pelo organismo e também coleta o colesterol que o LDL deixou escapar durante sua viagem. O LDL (lipoproteína de baixa densidade) também transporta o colesterol pelo corpo. O colesterol é um álcool complexo que possui, porém, um comportamento de gordura, mas como álcool, não pode ser transportado pela circulação sangüínea, já que se dissolveria facilmente. Por isso que ele se associa às lipoproteínas HDL e LDL.
O colesterol é tão importante que o organismo procura não depender só dos alimentos para obtê-lo. 75% dele são fabricados no próprio organismo, comandado pelo fígado. O clímax da fabricação do colesterol é por volta das 2 horas da manhã.
Durante a viagem pelos tecidos do corpo o LDL pode deixar escapar parte dele, principalmente quando está em excesso. Daí ao se depositar nas paredes das artérias, oxida e se cristaliza, acumulando-se aí. Assim começa a surgir à placa da gordura.
O HDL sai do fígado vazio e ao chegar às artérias procura limpar a sujeira deixada pelo LDL coletando o colesterol que o colega deixou. Depois volta ao fígado para levar este colesterol.
Medidas
HDL - o colesterol bom - limpa as artérias e veias. É saudável um valor acima de 40 mg/dl.
LDL - É o colesterol ruim - A faixa ideal é de 100 mg/dl até 129 mg/dl não há motivos para preocupação, mas o limite para em 159 mg/dl.
VLDL - Lipoproteína de densidade muito baixa - é um valor referência. Destruída por uma enzima e gera triglicérides.
Triglicérides - É um tipo de gordura tão nocivo quanto o LDL. O valor normal é abaixo de 150 mg/dl. O máximo e de 200 mg/dl.