A Vila do Idoso de Conceição de Macabu, já está com a inauguração prevista. No local, casas adaptadas para a moradia de pessoas idosas estão em fase final da construção e serão alternativas ao modelo de asilos e abrigos, onde muitas vezes a qualidade de vida fica abaixo da ideal. A obra só foi possível graças à boa relação e influência entre o governo municipal e estadual. Recentemente Benedita da Silva esteve visitando o local ao lado de sua comitiva e assessores.
De acordo com a prefeita Lídia Mercedes – Tedi, a construção é no formato de pequenas vilas, com infraestrutura e serviço de saúde e será destinada a idosos pobres. “O local já esta todo asfaltado e com as caixas coletoras de águas de chuva feitas. O encanamento de água também já foi todo feito. O espaço esta ficando lindo para receber de braços abertos essa população que tanto amo”, disse Tedi.
São 30 casas adaptadas, com acessibilidade planejada e construídas em torno de espaços de convivência, onde haverá refeições, atendimento e lazer. Em cada residência vão morar duas pessoas. “Embora sejam projetos-piloto, beneficiando ainda um pequeno número de idosos, o importante a destacar é a mudança de postura do poder público para com a população idosa, que é a que mais tem crescido nas últimas décadas”, destacou TEdi.
Ainda segundo ela, em Macabu as obras acontecem em duas partes. “O condomínio residencial e o “Núcleo da Melhor Idade”. Será um marco na cidade. O projeto será um dos olhos da menina do governador Sérgio Cabral. Com esse investimento, nossa Conceição de Macabu é quem ganha. Nosso objetivo é promover uma reformulação no atendimento aos idosos, que serão permissionários dos imóveis, não podendo ser vendidos ou repassados a outras pessoas, explicou.
O projeto visa a reduzir o déficit habitacional, especialmente em uma faixa que precisa ser cuidada, que são os idosos de baixa renda. “A finalidade é não apenas oferecer uma residência, mas também serviços especializados voltados para a terceira idade.” Segundo ele, haverá ainda uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros e nutricionistas, Completou.
Novas vilas habitacionais serão construídas em Volta Redonda e Conceição de Macabu.
A população idosa de Volta Redonda e Conceição de Macabu terá dois bons motivos para comemorar. A Secretaria Estadual de Habitação vai construir duas “Vilas da Melhor Idade” nestas cidades. Os conjuntos que serão erguidos nestes municípios estarão totalmente adaptados para as pessoas da melhor idade. Serviços que prometem mudar o conceito de habitação para os idosos, onde moradia digna e assistência social e de saúde deverão estar integradas. Somados ao primeiro projeto, iniciado no bairro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, a secretaria estima atender mais de 200 idosos.
O secretário estadual de Habitação, Leonardo Picciani, aposta nesta ideia e acredita que o modelo poderá ser seguido por outros administradores. “Tenho certeza de que elas serão um exemplo para o país. O Rio vai mostrar como devemos cuidar dos idosos!”, completou.
O empreendimento de Volta Redonda vai contar com a infraestrutura necessária para o público. Serão 42 unidades habitacionais totalmente adaptadas com rampas de acesso, sala, dois quartos, cozinha e banheiro. No terreno, ainda será construída uma casa do cuidador, um centro de convivência e área de lazer para promover uma maior interação entre os idosos e o desenvolvimento de atividades sociais. A secretaria ainda pretende urbanizar vias, calçadas e áreas remanescentes do terreno, localizado entre as Avenidas dos Mineiros e Bahia.
Já o projeto de Conceição de Macabu vai oferecer moradia para aproximadamente 60 idosos. Na área serão construídas 30 casas que também atendem ao cumprimento das normas técnicas de acessibilidade e segurança. A previsão é de que as vilas tenham as obras iniciadas ainda no primeiro semestre de 2010.
Em setembro, a Secretaria Estadual de Habitação chegou a doar um terreno em Santa Cruz, Zona Oeste, onde cerca de sessenta idosos vão ter a oportunidade de viver com conforto e dignidade.