Quem pensa que o Carnaval é apenas para os mais jovens está enganado. A terceira idade também é animada. Não somente nas alas de baianas de escolas de samba e blocos carnavalescos que as mulheres com idade acima dos 50 anos se divertem. Nos dias que antecedem os festejos de Momo são muitas as atividades voltadas para essa faixa etária. Em Duque de Caxias o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Jardim Primavera reuniu nesta terça-feira (25/02) mulheres que participam do Espaço de Convivência da Terceira Idade e de outras atividades voltadas exclusivamente para elas.
A animação foi total no espaço decorado pelos funcionários e participantes dos programas. “Mamãe eu quero”, “Chiquita bacana”, “Balancê”, “O teu cabelo não nega”, “Até amanhã”, “Índio quer apito” e “Está chegando a hora”, foram algumas das marchinhas que animaram o baile onde não faltou refrigerante, cachorro quente e sanduiches com recheios variados, para “dar força” as foliãs. Algumas levaram netos e bisnetos para o baile. “Eles têm que aprender também a gostar de Carnaval desde pequeninos”, disse uma animada vovó.
Uma das mais empolgadas, Carmelita da Silva Guimarães, de 74 anos, que só parava de brincar para beber água. “Isso aqui tá bom demais. Todos estão se divertindo muito”, disse a moradora do bairro Bom Retiro que elogiou o trabalho desenvolvido pelo CRAS. “As pessoas que trabalham aqui são muito meigas. Tratam a gente muito bem e sempre organizam atividades diferentes para nos alegrar”, frisou Carmelita que frequenta ao espaço há cerca de um ano.
No final do baile carnavalesco a psicóloga Alcinéia Nogueira e a orientadora pedagógica Ana Paula Mallel responsáveis pelo atendimento informaram que o CRAS vai comemorar também o Dia da Mulher. Elas receberão homenagens durante o evento programado para o dia 11 de março. Um dia antes elas vão participar de oficina de salgadinhos. O evento promete muitas surpresas, garante a coordenadora do CRAS, Aline de Mello Machado.
Centros de Referência de Assistência Social
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos mantém oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Eles têm como objetivo o acompanhamento familiar. Os centros oferecem atendimento integral à família e atividades para terceira idade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Para participar das atividades do CRAS de Jardim Primavera o interessado deve comparecer ao centro que funciona na Rua Vicente Celestino, 615, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. São aceitos também moradores dos bairros Saracuruna, Bom Retiro e Campos Elíseos.
Endereços dos CRAS:
CRAS Beira Mar – Rua Francisco Alves, s/nº - Telefone: 2671-1595.
CRAS Lagunas e Dourados – Rua Major Thomas Gonçalves, s/nº - Lagunas e Dourados – Telefone: 2671-5668.
CRAS Jardim Gramacho – Avenida Pistóia, s/nº
CRAS Pilar – Av. Presidente Kennedy, Lote 10 Quadra 46
CRAS Jardim Primavera – Rua Vicente Celestino, 615, Jardim Primavera – Telefone 2773-8887
CRAS Figueira – Rodovia Washington Luiz, s/nº, Figueira – Telefone: 3654-0401
CRAS Imbariê – Rua Feliciano Sodré, s/nº
CRAS Parada Morabi – Avenida Vitória, s/nº - Jardim Anhangá
Ao passar o mouse sobre a foto aparece uma prévia.
Ao clicar em uma foto inicia modo em tela cheia.
Botão para iniciar apresentação.
Utilize as setas para passar as fotos.
Botão para fechar apresentação.