Menu / Editorias
Abrir / Fechar

Projeto Gugu - Niterói

RJ - Niterói

F E L I C I D A D E

F E L I C I D A D E "Hoje, a ciência sabe quase tudo sobre os mecanismos que regem os nossos destinos. Aboliu algumas coisas, mais ou menos mágicas, que atrapalhavam o ser feliz, e criaram dicas que podem ser aplicadas no nosso dia a dia, para que a vida possa ser cada vez mais feliz" (Juliana Tiraboschi).

Para os especialistas, 50% das diferenças no nível da felicidade entre as pessoas se deve à genética (herança), 40% à atitude, ao temperamento da pessoa, e 10% às circunstâncias (os fatos, aquilo que acontece durante a vida).
Sob o ponto de vista popular, nunca a literatura teve um arsenal de livros tão grande, propondo a conquista da felicidade como atualmente, com títulos bastante sugestivos como "A maneira rápida e eficaz para ser feliz", "O caminho da felicidade", etc. O problema da felicidade pessoal deixou de ser uma coisa médica ou da ciência e ficou num plano menos erudito.
Entretanto na esfera científica, a linha que estuda de maneira séria os fenômenos psíquicos que trazem a felicidade é a chamada Psicologia Positiva.
Os pioneiros desse estudo começaram a trilhar um rumo diferente do da psicologia tradicional, mudando o foco dos estudos e das terapias. Saem as doenças e se passa a considerar os traços da personalidade construtiva da pessoa. Apesar de alguns médicos se aterem aos distúrbios do comportamento humano como frutos de doenças, os neuro cientistas, os psicólogos, psiquiatras da psicologia positiva, juntaram-se na tentativa de compreender até onde vai a nossa capacidade de ser feliz. E concluíram que tanto alguém que ganha uma mega sena de milhões quanto os que passam por uma enfermidade grave têm os seus níveis de bem estar alterados, para mais ou para menos, mas eventualmente voltariam ao seu normal anterior.
CADA UM É CADA UM - Este chavão é verdadeiro. Cada pessoa reage de um jeito próprio aos acontecimentos. Isto é fruto de nossa herança, dos gens que recebemos do pai e da mãe. Mostra que mudanças não são fáceis, mas são possíveis.
Aristóteles já dizia "A felicidade é conseqüência de ações".Por isso, depois de um sucesso, a tendência é a satisfação diminuir para que se busque o sucesso novamente. Pesquisas mostram que com o correr dos anos a estabilidade emocional e a consciência aumentam, ficando mais fácil se conseguir um bem estar, assim como mantê-lo. Afinal a velhice tinha de ter algo de bom.
A felicidade (o bem estar) possui um diferencial em relação a outros objetivos de vida como saúde, poder, dinheiro, beleza, sucesso, que é o único que tem valor em si mesmo. Os outros fazem sentido apenas como um caminho de se conseguir o "bem estar".
CAMINHOS ERRADOS - É comum se procurar a felicidade de maneira errada. Bens materiais nos trazem felicidade por um período de tempo curto. A maioria dos milionários não é mais feliz do que pessoas comuns, mas com perfeito equilíbrio emocional.
É importante que se aprenda a ser feliz. Como diz Richard Davidson, professor da Faculdade de Psicologia de Harvard: "felicidade é uma habilidade que se aprende, não é diferente de se tocar um instrumento musical ou praticar um esporte. É preciso treino para melhorar."
UM OLHAR POSITIVO - A grande verdade é que quem julga se uma pessoa é feliz ou não é o cérebro da própria pessoa. Se você se acha feliz, pronto, é feliz. No caso contrário, se seu julgamento é que você é infeliz, você é infeliz. Por isso é que algumas pessoas que achamos que tem tudo para ser feliz, não o são e o vice versa também. Temos que olhar tudo com otimismo, não devemos ser vítimas de um pessimismo que nada cria e pelo contrario, tudo estraga.
O que deve nos nortear é um olhar positivo, de certeza no sucesso, um olhar de coragem, de esperança e entusiasmo. Saber encarar um insucesso, não como um fracasso sem solução, mas uma oportunidade de aprendizagem, de nova luta e de esperança de uma vitória final.
O grande líder Nelson Mandela demonstrou muito bem, por suas frases, este pensamento. "Uma boa cabeça e um bom coração são sempre uma feliz combinação", "Tudo pode parecer ser impossível até que seja feito","No meu país nós vamos primeiro para a cadeia e depois nos tornamos presidente". É um exemplo de uma atitude positiva, otimista e bem-humorada em relação as adversidades por que passou, inclusive 20 anos de cadeia.
A terapia pode ajudar bastante na busca por atitudes positivas que ajudam a conseguir, em nosso cérebro, o bem estar da felicidade.
Na terapia cognitivo-comportamental, por exemplo, terapeuta e paciente examinam as causas determinantes dos fundamentos irracionais que podem nos levar a considerar os acontecimentos de forma sempre negativa. "Ao modificar a maneira de interpretar estas situações, é possível alterar as emoções e os comportamentos que decorrem disto", diz o psicólogo Christian Kristensen.
Quando você mora num local onde descortina uma vista maravilhosa, no começo você se dá o prazer de admirá-la, mas com correr do tempo aquilo passa a ser comum e você nem mais olha para ela. Assim, muitas coisas que poderiam lhe dar prazer, felicidade em sua vida, ficam desapercebidas. É preciso que você não deixe que isso aconteça, preste atenção para não perdê-las. Deve-se ser grato às coisas boas que a vida nos proporciona, pois a gratidão estimula o gosto por experiências positivas e favorece o auto merecimento e a auto-estima.
NÂO SE OBRIGUE A SER FELIZ - Ser otimista não significa ter de estar alegre todo o tempo. Afinal a tristeza faz parte da vida e o nosso organismo está preparado para enfrentá-la. Quando tristes, encontramos poderes que não descobriríamos se continuássemos contentes. Com isso adquirimos novas maneiras de ser feliz.
Na ânsia da felicidade às vezes recorremos a medicamentos como os antidepressivos ou tranqüilizantes que são eficazes quando tratam de distúrbios específicos e que quando são usados indevidamente, alteram o afeto positivo e podem criar dependência.
Um pensamento positivo e a felicidade são as duas coisas que se procura e que se deseja, mas não ignore, também, suas melancolias, aceite-as como parte de sua personalidade e do momento que você está vivendo.
Não se esqueça. Treine todos os dias para ser bem feliz.
Dr. Carlos Augusto Bittencourt Silva (Gugu, criador do Projeto Gugu).

 

Parcerias

exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo