Menu / Editorias
Abrir / Fechar

Notícias

RJ - todos

Idosos na França: vivências e expectativas

Ana Paula Tavares:

 

 

 

 

franaca-idoso-ana-paulaa.jpgEntre 1950 e 2000 a população da França passou de 41,6 milhões a 58,7 milhões de pessoas, o que representa um aumento de 41%. Neste mesmo período o número de idosos acima dos 60 anos praticamente dobrou passando dos 6,7 milhões a 12,1 milhões.
Onde e como vive essa parcela da população cada vez mais numerosa? O que o Estado lhes oferece, como encaram esta nova fase da vida e o que esperam? Neste ciclo de reportagens estarei lhes mostrando como vivem os idosos europeus, suas diferenças e semelhanças com o nosso país.
Segundo dados do Instituto de Pesquisa INSEE muitos idosos franceses entre 60 e 75 anos moram em suas residências. Mas a partir dos 85 anos a maioria vive nas chamadas "Maison de retraite" ou casa de repouso, o mais conhecido asilo.
Ao contrário do que conhecemos como asilo no Brasil a "Maison de retraite" permite que os idosos tenham tratamento e atenção permanente de profissionais, médicos, enfermeiros, auxiliares com atendimento médico e atividades adaptadas a cada idoso por um longo período ou por uma estadia temporária.
Os asilos podem ser vinculados ao setor publico ou privado. O acesso aos asilos públicos está vinculado aos Centros de Ação Social, Assistência Pública e Centros hospitalares. Já os asilos do setor privado estão vinculados as Associações sem fins lucrativos. Ambos seguem regras rígidas para manter condições de segurança, higiene e conforto aos idosos e são controlados e fiscalizados regularmente pela DDASS (Direção Departamental de Negócios Sanitários e Sociais).
Hoje, somente na região Parisiense existem mais de 1100 Asilos espalhados e os custos variam de acordo com os serviços oferecidos. No entanto, existem diversos Órgãos Governamentais que auxiliam no pagamento oferecendo reduções e bolsa auxílio muito utilizados por aqui.

 

 

Parcerias

exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo