Conhecer cada vez mais os diferentes processos de envelhecimento e suas implicações é a missão de quem atua na área de saúde e lida com pessoas idosas, seja na atenção primária ou no cuidado hospitalar.
O cuidado de um idoso no ambiente hospitalar vai além do atendimento de uma condição clínica e se revela como oportunidade para uma abordagem multidimensional da pessoa.
O médico da Universidade de São Paulo (USP) e professor de medicina da Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Egidio Dorea, reconhece que “a longevidade aumentou sem necessariamente trazer qualidade de vida, já que as pessoas idosas convivem por mais tempo com doenças crônicas - em geral mais de uma”.
Egidio Dorea desenvolve projetos no Hospital Universitário da USP que ultrapassam a adoção de medidas preventivas e a implementação de políticas públicas. Referenciado por sua clínica e pelas evidências sobre a prevalência de diabetes mellitus, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, doenças osteoarticulares e cardiovasculares em pessoas idosas, Egidio Dorea propõe iniciativas baseadas no “envelhecimento ativo”, centradas em dois fatores: (1) o estímulo ao autocuidado para que o idoso seja um agente ativo do seu próprio envelhecimento através das decisões tomadas ao longo da sua vida e (2) a ampliação do treinamento de profissionais de saúde para o cuidado da pessoa idosa.
O Seminário “Experiências de um hospital universitário em envelhecimento ativo”, com palestra de Egidio Dorea, é uma iniciativa conjunta do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR) e do Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (CEPE), com moderação de Alexandre Kalache.
Informações
Data: 17 de novembro, segunda-feira
Hora: 09:30 às 12:00
Expositor: Egidio Dora
Local: Auditório do Cepe – Av. Padre Leonel Franca, 248 – Gávea, RJ
Programação:
09:30 – Credenciamento e café de boas vindas
10:00 – Apresentação
10:50 – Debate moderado por Alexandre Kalache
11:30 – Abertura ao público
12:00 – Encerramento
BREVIDADES ILC - Informativo do Centro Internacional de Longevidade Brasil (International Longevity Centre Brazil – ILC-BR) – uma usina de idéias com impacto nas políticas públicas para o envelhecimento populacional