“Não há nada melhor do que se sentir bem consigo mesma. Pratico atividade física no Programa Conviver com o Idoso desde 1993 e participo de todas as atividades. Nosso corpo e mente agradecem”, elogiou a moradora de Ampliação, Antonieta Simplício Meireles, 84 anos.
As atividades fazem parte da Semana Municipal do Idoso, que teve início no último dia 15 e segue até o dia 30 de outubro, com diversas ações para homenagear os cidadãos da terceira idade. O evento contou ainda com uma feira de ações educativas, com a participação da Cruz Vermelha, realizando aferição de pressão e verificação de glicose; os programas de Hipertensão e Diabetes, Saúde do Idoso, da Mulher, Bucal, Tabagismo e Nutrição. A secretaria municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca e a Escola Técnica Agrícola realizaram oficinas de cultivos de plantas e distribuição de sementes. Também foram distribuídos materiais informativos como o Guia da Pessoa Idosa, violência contra o idoso e prevenção em queda.
“Os idosos estão cada vez mais ativos e cuidando mais da saúde. Eles buscam novas formas de viver a vida com mais alegria e disposição. Temos que despertar e mobilizar a sociedade para o respeito à pessoa idosa e também para a prevenção do envelhecimento saudável. Além de divulgarmos as conquistas dos direitos dos idosos, afirma a coordenadora do programa de Saúde do Idoso, Vânia Rogéria Ferreira.
Fechando a programação, na próxima segunda-feira (29), terá uma roda de conversa com o tema “Guia da Pessoa Idosa/Direitos Adquiridos” na sede do Projeto Conviver com o Idoso, no centro, às 9h. O encerramento das atividades será no dia 30 (terça-feira), no pátio da subsecretaria de Atenção Básica, às 9h, com atividades físicas para os funcionários.
Texto: Thaís Azevedo
Foto: Sandro Giron
Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Rosália Soares, o projeto “Conviver com o Idoso” tem como objetivo oferecer mais assistência à população da terceira idade através de atividades em 11 polos. “Quero agradecer ao prefeito Sérgio Soares por essa sensibilidade e apoio ao projeto. Nossa intenção é trazer ainda mais qualidade de vida para o cidadão idoso”, afirmou a secretária, presente ao ‘arraiá’.
O projeto foi criado no primeiro governo do prefeito Sérgio Soares. Nos polos de Manilha, Apolo II, Apolo III, Vila Brasil, Cabuçu, Itambi, Visconde, Porto das Caixas, Venda das Pedras, Pacheco e Centro são oferecidos cursos de dança e artesanato, passeios e ginástica.
“Fico muito satisfeito. Vocês me dão energia para continuar a trajetória, renovam as minhas forças”, discursou o prefeito, que prestigiou as apresentações de dança e almoçou com os participantes do Conviver com o Idoso.
Marlene da Conceição Gomes, de 56 anos, destaca a integração proporcionada pelo projeto. “Não poderia ser melhor, somos unidos e fazemos muitos amigos. Temos uma vida social intensa”, destacou.
- See more at: http://www6.compuland.com.br/prefeituraitaborai/index.php?pg=noticia&sec=9&idn=549&n=40#sthash.5XnX8gwm.dpuf
Ao passar o mouse sobre a foto aparece uma prévia.
Ao clicar em uma foto inicia modo em tela cheia.
Botão para iniciar apresentação.
Utilize as setas para passar as fotos.
Botão para fechar apresentação.