Ao analisar o fluido lacrimanal do olho, 'lente de contato inteligente' poderá medir níveis de glicose no sangue
RIO - A farmacêutica Novartis anunciou nesta terça-feira uma parceria com o Google para a fabricação de “lentes de contato inteligentes”. O produto que sairá da união das duas gigantes poderá ser capaz de corrigir a visão com precisão e até indicar níveis de açúcar no sangue para diabéticos.
O trabalho em conjunto reunirá especialistas da Alcon, divisão de oftalmologia da Novartis, e do Google (x), laboratório secreto responsável pela vanguarda nos lançamentos de novas tecnologias da empresa. O casamento beneficiará ambas as empresas, permitindo ao Google explorar mais o campo da biologia, e à Novartis, alavancar a produção de medicamentos com uso de alta tecnologia.
Um dos principais objetivos do projeto será ajudar diabéticos a controlarem sua doença ao oferecer uma medição contínua dos níveis de glicose do corpo feito pela "lente de contato inteligente" a partir do fluido lacrimal no olho, podendo ainda se conectar a um dispositivo móvel sem auxílio de fios. Já para as pessoas com “vista cansada”, o produto poderá restaurar o foco natural do olho para objetos próximos e ajudar no tratamento da catarata refrativa.
- Nosso sonho é usar o que é de mais moderno da tecnologia de miniaturização da eletrônica para ajudar a melhorar a qualidade de vida para milhões de pessoas - disse Sergey Brin, co-fundador, o Google, em material distribuído à imprensa.
A parceria, no entanto, ainda está sujeita à aprovação de órgãos regulatórios do mercado americano.
Ao passar o mouse sobre a foto aparece uma prévia.
Ao clicar em uma foto inicia modo em tela cheia.
Botão para iniciar apresentação.
Utilize as setas para passar as fotos.
Botão para fechar apresentação.