A publicação “Quando um Ente Querido está Morrendo” se destina a todas as pessoas, com um foco mais específico naqueles que acompanham um idoso em fim de vida. Dois terços das pessoas que morrem têm 60 anos e mais e nem sempre recebem o apoio apropriado, pois raros são os indivíduos que sabem o que esperar ou como agir diante da proximidade da morte.
“Quando um Ente Querido está Morrendo” é um instrumento orientador, baseado em evidências, concebido pela organização canadense “Iniciativa Nacional para os Cuidados da Pessoa Idosa (NICE – National Initiative on the Care of the Elderly)”. A edição brasileira foi proposta pelo Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR) e conduzida por Louise Plouffe, coordenadora de pesquisa do ILC-BR, em parceria com experts da Associação Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe) - vinculado ao Instituto Vital Brazil.
Disponível em meio digital, a publicação oferece dicas práticas com linguagem simples, accessível a todos - familiares e amigos de pessoas que estão morrendo, público geral, cuidadores, profissionais, gestores públicos.
Além de seguir aqui encaminhada, a publicação pode ser encontrada em http://www.paliativo.org.br/home.phpBREVIDADES ILC - Informativo do Centro Internacional de Longevidade Brasil (International Longevity Centre Brazil – ILC-BR) – uma usina de idéias com impacto nas políticas públicas para o envelhecimento populacional