Integração e descontração foram a tônica da confraternização natalina promovida, nesta quinta-feira (13), pela Prefeitura de Macaé, na Região Norte do Rio, através da Subsecretaria do Idoso, para mais de 100 pessoas da Terceira Idade, no Centro de Convivência do Idoso Elisa Lamoglia Mussi.
A festa reuniu os idosos do Asilo de Imbetiba (Liga Beneficente São João Batista), do Recanto dos Idosos e da Pousada da Cidadania, localizados no bairro São José do Barreto e contou com a presença dos alunos da Terceira Idade que participaram dos cursos executados nos últimos seis meses (corte e costura, salgadeiras, bombons finos, Eja e oficina de leitura, entre outros), para desfrutarem de um almoço diversificado, oferecido pelos funcionários da Subsecretaria do Idoso e do Centro de Convivência.
Os destaques da comemoração natalina ficaram por conta da apresentação um teatro musical, baseado na canção do filme “Cantando na chuva”, exibido pela atriz Rizete Medeiros e pelo ator José Emeri; da apresentação de Papai Noel; da batucada feita por um grupo de idosos e pela distribuição de presentes aos participantes.
A subsecretária Marli Reis, que participou do evento acompanhada da presidente do Conselho do Idoso, Mariléia Ramos; do subsecretário de Administração, Pedro Medeiros; e da coordenadora do Centro de Convivência, Dulce Figueiredo, agradeceu a presença de todos e informou que a Prefeitura, através da subsecretaria, tem criado mais possibilidades para a Terceira Idade, através de diversas ações.
“ Nossa meta foi integrar a terceira idade com um almoço numa tarde de muita alegria e descontração. Esta é mais uma ação que visa promover entretenimento e tirá-los do isolamento em que vivem. Temos que gerar eventos que possam integrar e socializar os grupos de idosos de nossa cidade, que muito já contribuíram com a sociedade. A confraternização é apenas um item dentro da política social destinada à terceira idade que temos realizado à população que mais cresce no mundo: os idosos”, disse.
Para a alagoana Elza Silva, de 89 anos, residente há 10 anos no Recanto dos Idosos Sagrado Coração de Jesus, localizado no Barreto, a festa foi bastante positiva porque tirou muitas colegas do isolamento. Costureira desde criança, ela teve um filho e foi morar espontaneamente no asilo dirigido pelas Carmelitas da Divina Providência.
Já Antônia de Sousa, de 78 anos, oriunda de uma família de 10 irmãos de Quissamã, também no Norte Fluminense, e que também foi morar no asilo há seis anos de forma espeontânea, disse que a melhor parte do encontro foi a companhia de outras pessoas. " Cantar, rir, dançar com gente da nossa idade é muito bom", contou.
A presidente do Conselho dos Idosos, Mariléia Ramos frisou que a festa encerra o sucesso de um ciclo de ações desenvolvidas em 2012. Ela garantiu que o Conselho, como um órgão consultivo e fiscalizador das ações de atendimento à pessoa idosa, vai continuar incentivando a execução das políticas públicas.
“Tivemos momentos difíceis, mas conseguimos manter os serviços ora oferecidos a vocês. E, mesmo com a mudança na administração pública municipal o Conselho não vai parar”, assegurou.