Menu / Editorias
Abrir / Fechar

Notícias

RJ - Nilópolis

Nilópolis: Programa 3ª Idade Saudável

Segundo dados do IBGE, município tem mais de 14 mil idosos, que representam quase 9% da população

O secretário estadual de Envelhecimento Saudável e Qualidade Vida, Marcus Vinícius, anunciou que o Programa Terceira Idade Saudável chegará ao município de Nilópolis, ainda este ano. O anúncio foi feito durante reunião com o prefeito Alessandro Calazans, nesta terça-feira (06/08). De acordo com o secretário Marcus Vinícius, o grande diferencial do programa, que consiste na construção de academias ao ar livre, é o acompanhamento de todas as atividades por profissionais da área, priorizando a saúde do idoso. “A atividade física é fundamental para a qualidade de vida em todas as idades, principalmente, após os 60 anos. No entanto, é de extrema necessidade que os exercícios tenham acompanhamento profissional para que os benefícios sejam garantidos, e problemas evitados”, explicou Marcus Vinícius, destacando que, ao todo, o Governo do Estado vai implantar 75 projetos.

O programa conta com a construção de 45 academias com diversos equipamentos de ginástica destinados a alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura, além de trabalhar a capacidade aeróbica do idoso. Haverá ainda a oferta de 30 equipes multiprofissionais para atenderem nas instalações de outros projetos que não oferecem orientação aos idosos. Segundo o secretário Marcus Vinícius, cada equipe vai ser formada por um professor de educação física, uma fisioterapeuta, um técnico de enfermagem e um nutricionista. “O Estatuto do Idoso traz em seu artigo 20 o direito ao esporte. É através dele que, segundo especialistas, a terceira idade ganha maior capacidade funcional e independência. Além disso, temos observado em projetos semelhantes o quanto a convivência provocada pelos exercícios tem sido importante para a saúde emocional, mental e interação social dos nossos idosos”, afirmou.

 

Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia no Rio, Rodrigo Serafim confirmou que a atividade física gera enormes benefícios aos idosos. “O exercício é capaz de diminuir o número de doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes e doenças do coração, além de reduzir o risco de quedas. Vale lembrar ainda que nunca é tarde para iniciar a prática de atividade física. Durante nossas vidas, o pico de massa óssea e muscular ocorre na idade adulta, então, aqueles que já praticavam atividades regulares trazem um maior benefício na redução de doenças crônicas. Mas, mesmo naqueles mais sedentários e idosos, o início da atividade física confere enormes ganhos à saúde”, afirmou Serafim, acrescentando que até o bolso do idoso agradece: “A atividade física reduz em cerca de 10% a 15% os gastos com medicamentos para hipertensão e diabetes, além de reduzir em até 50% internação por doença cardiovascular.”

Ao passar o mouse sobre a foto aparece uma prévia.

Ao clicar em uma foto inicia modo em tela cheia.

Botão para iniciar apresentação.

Utilize as setas para passar as fotos.

Botão para fechar apresentação.

Nilópolis: Programa 3ª Idade Saudável
Nilópolis: Programa 3ª Idade Saudável

Parcerias

exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo