19/02/2014 - 16:47h - Atualizado em 19/02/2014 - 16:47h
» Roane Veríssimo
780 idosos já foram cadastrados nos quatro municípios piloto
O secretário estadual de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinícius, entregou hoje, em Niterói, os primeiros cartões Cuidados Especiais, destinados à população idosa que necessita de fraldas geriátricas. O cartão, que é recarregado mensalmente com saldo de R$ 76,80, permite a compra do insumo em qualquer drogaria em funcionamento no Estado do Rio.
Os dois primeiros cartões foram entregues pessoalmente pelo secretário às filhas das aposentadas Georgina Fonseca, 76 anos, e Ruth do Amaral, 81. Roseli Rodrigues, filha e cuidadora de dona Georgina, não economizou elogios ao novo modelo de compras.
“O cartão é excelente pela comodidade. Posso comprar as fraldas da minha mãe em qualquer farmácia próxima de casa e o benefício pode ser utilizado de uma única vez. Sem contar que as fraldas não estarão em falta, como costumava acontecer antigamente”, explicou Roseli, após desbloquear o cartão em menos de cinco minutos pelo telefone e efetuar a primeira compra.
Também satisfeita com o novo modelo adotado, Olga Muniz, filha e responsável por dona Ruth, disse que a mudança é muito bem-vinda. “O bom que é, em vez de ir até uma Farmácia Popular para buscar a fralda, posso ir a qualquer uma das credenciadas e terei mais tempo para cuidar da minha mãe, que está acamada e sofre do Mal de Alzheimer”, explicou.
De acordo com o secretário Marcus Vinícius, o cartão traz vantagens para os idosos que necessitam do produto.
“O Cartão Cuidados Especiais foi pensado como uma alternativa à constante escassez de fraldas que ocorria nas unidades da Farmácia Popular, devido a problemas com os fornecedores. A mudança vai trazer benefícios como o aumento na quantidade de fraldas disponíveis por mês, maior variedade de tamanhos, modelos e estabelecimentos”, explicou o secretário, acrescentando que a rede particular oferece uma comodidade muito maior em relação à flexibilidade de horários.
Até o momento, 780 idosos de Niterói, Petrópolis, Volta Redonda e Resende – cidades escolhidas para o recadastramento piloto – foram recadastrados e começam a receber o cartão na próxima semana.
Os outros cerca de 30 mil usuários do programa Farmácia Popular serão recadastrados de forma diferente: quando o usuário ou seu representante efetuar uma compra na farmácia onde é cadastrado, ele será avisado pelo funcionário sobre a mudança no benefício. Na ocasião, o idoso ou seu representante será orientado a levar os documentos necessários para o recadastramento a ser realizado no próprio local.
Em caso de dúvidas, ligue gratuitamente para o número 0800 888 9697 ou escreva paraouvidoria@seesqev.rj.gov.br
Ao passar o mouse sobre a foto aparece uma prévia.
Ao clicar em uma foto inicia modo em tela cheia.
Botão para iniciar apresentação.
Utilize as setas para passar as fotos.
Botão para fechar apresentação.