Menu / Editorias
Abrir / Fechar

Projeto Gugu - Niterói

RJ - Niterói

Nutrição nas diferentes idades e longevidade saudável

Nutrição nas diferentes idades e longevidade saudável Regina Cordeiro
Diante de uma platéia atenta e após o aulão, como é chamada a ginástica que reúne todos os núcleos em um só lugar, o Dr. Carlos Augusto Bittencourt Silva, o Gugu, apresentou a renomada nutricionista Cleds Bussinger.
Segundo ela, já nascemos envelhecendo, mas podemos fazer muita coisa para melhorar a qualidade de vida, proporcionando assim uma velhice mais saudável. Nada mais importante que a nossa nutrição.
Filosofa ela que quando Deus fez o Universo, Ele preparou o alimento para o homem. O primeiro foi a relva. Logo após, as árvores frutíferas e finalmente as sementes. Assim sendo, uma alimentação saudável inclui verdura, legume e semente (grão), como as de girassol, soja, feijão e arroz. Tudo isso faz parte de uma alimentação salutar.
Frituras, alimentos processados, doces em excesso conduzem a uma velhice não saudável, com problemas de coração, diabetes e obesidade, entre outros.
A especialista sugere alguns itens a serem seguidos:
1º - A alimentação deve ser saborosa, bem preparada e de fácil digestão;
2º - A gordura é necessária porque contribui para transportar e armazenar algumas vitaminas às células, mas nada de excessos nem reaproveitamento. Pode-se fazer batata frita de forno, cortando-a em palito, aferventando-a e, em seguida, colocando-a num tabuleiro untado com um fio de óleo de canola;
3º - Usar o mínimo de carne vermelha. Experimente espremer uma laranja por cima de um bife e cozinhar com um fio de óleo. À medida que o suco da laranja seca, o bife vai ficando corado, macio e delicioso;
4º - Comidas coloridas são sempre saudáveis;
5º - Beber 3 litros de líquido por dia.

O Dr. Carlos Augusto complementa, denunciando a desonestidade das companhias que fabricam os alimentos. Como exemplo, cita a margarina que é apresentada como sem colesterol quando, na verdade, possui gordura trans (tipo de gordura produzida artificialmente e adicionada à maior parte dos produtos industrializados), que é perigosa, pois muda de lugar na molécula, fazendo com que as artérias fiquem entupidas.
Com a experiência de seus 81 anos, ele pega carona na explanação da especialista em Nutrição e enumera alguns itens para ter uma longevidade saudável:
1º - Fazer exercícios físicos, se possível diariamente. A atividade física na 3ª idade diminui o risco de doenças crônicas, como a hipertensão, o diabetes, doenças coronarianas, acidente vascular cerebral, osteoporose, desvios de postura, etc. Além disso, promove maior contato social;
2º - Ter uma boa alimentação que não prejudique o organismo, levando-o à obesidade;
3º - Ter cabeça boa, ou seja, mente sã. E sentencia: "Se você tem uma depressão é uma pessoa sem saúde".
Enfatiza ainda que "saúde não é somente ausencia de doenças". Ele prega o envelhecimento com felicidade, com alegria, com sexo prazeroso, redimensionado os problemas e aprendendo a conviver com eles.
Numa de suas palestras, ele ensinou que "somos um grão de areia perante o Universo mas, em contrapartida, o Universo cabe todo em nossa cabeça. Temos o poder de deletar as informações desagradáveis que desestruturam a nossa mente". Para ele, é fundamental que se evite o estresse, como é importante curar ou equilibrar doenças, como a obesidade, o diabetes, a hipertensão e a fraqueza muscular. É preciso estar atento aos vilões do envelhecimento saudável, como o fumo, as radiações, o álcool, agrotóxicos, etc. Portanto, "você pode fazer a sua saúde. Não há idade para começar a melhorar", finaliza ele.

 

 

 

 

 

 

 

 

Parcerias

exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo