» Marcela Maciel
Cerca de 200 pessoas foram atendidas no município do Centro Sul fluminense
A unidade móvel da Secretaria Estadual de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEESQV) atendeu gratuitamente, na quinta-feira (14), cerca de 200 idosos no município de Paty do Alferes, no Centro Sul fluminense. Das 8h às 17 horas, o Qualimóvel esteve no Centro da cidade, oferecendo serviços médicos e odontológicos à população acima de 60 anos.
Entre os atendidos estava João Cantuário Borges, de 69 anos. Ele usa óculos há cinco anos e por mais de dois não se consultava com um oftalmologista. “Eu tinha certeza que o grau tinha aumentado por causa da dificuldade que tenho para ler. Tentei marcar uma consulta, mas não conseguia vaga. Quando soube do Qualimóvel vim correndo para não perder a senha e fiquei surpreso. Além do atendimento de qualidade, me deram os óculos”, comemorou.
De acordo com a médica, Giselle Ávilla, mais de 100 atendimentos oftalmológicos foram realizados hoje. “Foram 116 atendimentos oftalmológicos hoje e 100 clínicos. Tivemos uns 15 casos de pessoas que nunca haviam feito um exame de vista e alguns de idosos que precisavam trocar os óculos há tempos, mas, por diversas razões, continuavam a usar os mesmos que já não faziam mais efeito. É uma alegria poder dar cor à vida desses idosos que sentem-se tão acolhidos com o projeto”, explicou a médica.
O Qualimóvel é composto por um ônibus e um trailer que reúnem equipes formadas por 16 profissionais, como geriatra, oftalmologista, técnico de enfermagem, odontólogo e técnico em higiene bucal.
A dentista Adriana Salles faz cerca de 60 atendimentos por dia no Qualimóvel e destaca que tão importante quanto o tratamento que é feito, é a conscientização da importância da higiene e saúde bucal. Os idosos não tem a mesma cultura de higienização dos dentes que as crianças de hoje, por exemplo. Atualmente temos muitas campanhas, muitos produtos e isso ajuda. Quando um idoso senta na cadeira, antes de qualquer procedimento, eu oriento, aconselho a cuidar corretamente dos dentes e, em casos mais graves, que não temos como cuidar aqui, eu faço o encaminhamento. As pessoas, em geral, e principalmente os idosos, cuidam da saúde, mas esquecem da boca”, afirmou.
A expectativa do secretário estadual de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinícius, é oferecer cerca de 21 mil procedimentos gratuitos em todo o Estado do Rio. Nesta quinta-feira, 14, os idosos de Paty de Alferes, serão beneficiados com o projeto. O Qualimóvel estará das 8h às 17h na Praça George Jacob Abdui, no Centro.