Secretaria Municipal de Saúde informa que foi prorrogada até 10 de maio a campanha de vacinação contra a gripe influenza e que as unidades da Estratégia de Saúde da Família (antigos PSFs) do município continuarão atendendo aos interessados normalmente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Devem receber a vacina crianças de 6 meses a 2 anos de idade, pessoas com mais de 60 anos, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, presidiários, indígenas, gestantes e mulheres em período pós-parto.
Com a prorrogação, a Coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Gisele Mota, espera atingir a meta, de vacinar 80% do público alvo. Ao mesmo tempo, os agentes comunitários de saúde ganharão mais tempo para motivar principalmente idosos, a faixa mais suscetível a ser atingida pela gripe. Dados da Secretaria de Saúde revelam que o público alvo em Piraí é de 3.358 pessoas, sendo 527 crianças, 263 gestantes, 335 trabalhadores da Saúde e 43 puérperas.
O Ministério da Saúde recomenda que, além da vacina, as pessoas adotem medidas de higiene pessoal para evitar a contaminação pela gripe influenza, como lavar as mãos com água e sabão, com freqüência, principalmente depois de tossir e espirrar; após usar o banheiro; e antes de levar as mãos aos olhos, boca e nariz.
Até agora, a região sudeste é que menos contabiliza pessoas vacinadas – 4,9 milhões de pessoas, ou 35,3% do público alvo. A região sul contabiliza 60,4%; a centro-oeste, 40%;a norte, 37,7%; e a nordeste, 37,7%. No total, até dia 24 de abril foram vacinas cerca de 15 milhões de pessoas no país