Menu / Editorias
Abrir / Fechar

Notícias

RJ - Quissamã

Quissamã: programa do idoso investe na qualidade de vida

          O Programa de Assistência ao Idoso (PAI) atende atualmente 793 idosos quissamaenses. Com recursos dos royalties do petróleo, o programa paga aos participantes uma bolsa mensal de 270 reais. Nesta terça e quarta-feira (16 e 17), dias em que podem receber o benefício, os idosos passaram a contar com mais conforto no atendimento bancário. Uma equipe da secretaria de Ação Social que acompanha os idosos nos dias de pagamento também instalou cadeiras para que os beneficiados pudessem aguardar sentados a sua vez de chegar ao caixa.

A secretária de Ação Social, Elizabeth Sans, explica que a medida busca dar mais conforto e comodidade para os idosos nos dias de receber o benefício. “Outras novidades são que passamos a entregar o contra-cheque uma semana antes, e que o Banco do Brasil, passou a abrir para os idosos a partir de 8 horas da manhã, nestes dias. É importante reforçar que eles não precisam chegar tão cedo”, afirma.

Além do aspecto de transferência de renda do programa, o acompanhamento também passa por geriatras, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais, contribuindo para um salto na qualidade de vida dos beneficiados. Aguardando o momento de receber o pagamento, Gilberto Magardi Carolino, de 62 anos, disse que seu ingresso no PAI representou uma melhoria no seu cotidiano e que pôde realizar sonhos de muito tempo. “O tratamento é especial, e a atividade física elevou minha auto-estima. Meu sonho era fazer musculação, queria entrar na academia, e só tive essa oportunidade depois que entrei no PAI. Lá também faço amigos e poesias”, revelou.

A secretária de Ação Social detalha que a proposta é construir um centro de convivência, onde os idosos possam desenvolver todas as atividades. Divididos em grupos, eles fazem atividades na academia, no Centro Cultural Sobradinho, e ainda recebem acompanhamento médico, da Secretaria de Saúde. “Isso está refletindo na qualidade de vida deles. Ficam menos doente e com auto-estima elevada, melhoram a convivência familiar e faz com que não tenhamos demanda para asilo”, disse.

Quissamã também mantém com recursos dos royalties, outros programas como Renda Mínima, que atende 529 famílias, PETI – Juvenil, que atende 207 adolescentes entre 15 e 18 anos, e o Programa de Pessoas com Deficiência, que recebe o transferência de renda da secretaria de Ação Social e o acompanhamento médico da secretaria de Saúde. Sem contar programas em parceria com o governo federal, como o Bolsa Família.

Elizabeth Sans explica que os programas sociais da cidade foram criados principalmente para atender as necessidades das famílias penalizadas em função das atividades da lavoura. Segundo a secretária, os programas estão abertos às pessoas que apresentam necessidades sociais.

Ao passar o mouse sobre a foto aparece uma prévia.

Ao clicar em uma foto inicia modo em tela cheia.

Botão para iniciar apresentação.

Utilize as setas para passar as fotos.

Botão para fechar apresentação.

Quissamã: programa do idoso investe na qualidade de vida
Quissamã: programa do idoso investe na qualidade de vida

Parcerias

exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo