Remédios para emagrecer Dr. Carlos Augusto Bittencourt Silva (Gugu, criador do Projeto Gugu).
Existe um número bem grande de medicamentos capazes de fazer emagrecer. Muitos fitoterápicos como a Chitosan, Garcínia, Hodia Gordini e as anfetaminas (as mais usadas), mas que produzem excitação na maioria dos pacientes e tem que ser tomadas associadas a sedativos e tranqüilizantes, o que torna o seu emprego, às vezes, problemático.
Um dos remédios para emagrecer que tem tido maior sucesso atualmente é a sibutramina, que não produz excitação e é principalmente saciante, isto é, faz com que a pessoa fique satisfeita com a ingestão de menos comida.
Os remédios que contêm a sibutramina têm os seguintes nomes comerciais: Redudtil, Meridia, Plenty e Sibutral. Atualmente já se pode aviar a Sibutramina nas farmácias de manipulação saindo bem mais barato para o paciente.
A sibutramina age através da inibição da recaptação de noradrenalina e da serotonina.
A noradrenalina é um hormônio liberado pelas glândulas supra-renais e têm como seus principais efeitos a elevação do metabolismo, da freqüência cardíaca e da pressão arterial. Impedindo a recaptação deste hormônio a sibutramina aumenta o gasto energético do organismo.
A serotonina, além de outras funções, regula o sono, o apetite e o humor. Aumentando a concentração dela no sangue devido a sua não recaptação pela ação da sibutramina, ela diminui a ansiedade e aumenta a saciedade, responsáveis pelo emagrecimento.
Este remédio é controlado e só pode ser tomado com receita médica.