Menu / Editorias
Abrir / Fechar

Notícias

RJ - Niterói

II Fórum ILC-BR: Resiliência e Bem Estar na Austrália

Lembramos a realização amanhã do Seminário da australiana Gabrielle Kelly, “Resiliência e bem estar ao longo do curso de vida: o que está sendo feito na Australia”. 

O Seminário é uma iniciativa conjunta do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR) e do Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (CEPE), com moderação de Alexandre Kalache.

A expert Gabrielle Kelly é diretora inaugural do Centro de Bem Estar e Resiliência, do Instituto de Pesquisa Médica e de Saúde da Austrália do Sul (South Australian Health and Medical Research Institute - SAHMRI). O Centro de Bem Estar e Resiliência foi fundado em maio de 2014 e faz parte do Tema Mente e Cérebro do SAHMRI, que reúne os mais destacados neurocientistas e psiquiatras do mundo em um único espaço de pesquisa e tradução de questões relacionadas a depressão, suicídio e ansiedade. Gabe teve papel fundamental como Diretora do Escritório de Relações Externas no Gabinete do Premier da Austrália do Sul, quando gerenciou o programa altamente inovador “Pensadores de Adelaide em Residência” (Adelaide Thinkers in Residence). O Programa propõe melhorias para as cidades no que se refere a planejamento urbano, mídia digital, indústria, educação escolar e resiliência e bem estar, por meio da participação de líderes mundiais em proposição de transformações sistemáticas. Através deste programa, Gabe dirigiu a Residência de Alexandre Kalache sobre a implementação na Austrália do Sul dos princípios do Envelhecimento Ativo e do programa Cidades Amigas do Idoso.  Na Residência seguinte, Gabe convidou o professor Martin Seligman para refletir sobre psicologia positiva na construção do bem-estar mental e a resiliência humana. Gabe se dedica a transformar a Austrália do Sul em um "Estado de Bem-estar”, por meio de ações estratégicas que abrangem o curso da vida, em uma iniciativa que conjuga os pensamentos de Kalache e de Seligman. Também tem experiência como cineasta, diretora de mídia digital, empreendedora social e estrategista. 

Serviço 

Data: 21 de outubro, terça-feira 

Hora: 09:30 às 11:50 

Local: Auditório do Cepe – Av. Padre Leonel Franca, 248 – Gávea, RJ 

Programação:

09:30 – Credenciamento e café de boas vindas

10:00 – Apresentação

10:50 – Debate moderado por Alexandre Kalache

11:30 – Abertura ao público

11:50 – Encerramento

12:00 – Assinatura de Acordo de Cooperação Técnico-Científica entre IVB e ILC-BR 

BREVIDADES ILC - Informativo do Centro Internacional de Longevidade Brasil (International Longevity Centre Brazil – ILC-BR) – uma usina de idéias com impacto nas políticas públicas para o envelhecimento populacional

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico. No entanto, Job (2003), que estudou a resiliência em organizações, argumenta que a resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças na pessoa para enfrentar a adversidade. Assim entendido, em 2006 Barbosa propôs que se pode considerar a resiliência como uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades.

Fatores

Administração de emoções

Refere-se à habilidade de se manter sereno diante de uma situação de estresse. Ressalta que pessoas resilientes quanto a esse fator são capazes de utilizar as pistas que leem nas outras pessoas para reorientar o comportamento, promovendo a autorregulação. Segundo esse autor, quando essa habilidade é rudimentar, as pessoas encontram dificuldades em cultivar vínculos e com frequência desgastam, no âmbito emocional, aqueles com quem convivem em família ou no trabalho.

Controle dos impulsos

Um segundo fator é o controle de impulsos, tal qual é feito por Mahatma Gandhi, famoso líder indiano, que se refere à capacidade de regular a intensidade de seus impulsos no sistema neuromuscular (nervos e músculos). É a aprendizagem de não se levar impulsivamente pela experiência de uma emoção. O autor explicita que as pessoas podem exercer um controle frouxo ou rígido do seu sistema muscular, visto que esse sistema está vinculado à regulação da intensidade das emoções. Dessa forma, a pessoa poderá viver uma emoção de forma exacerbada ou inibida. O controle de impulso garante a autorregulação dessas emoções ou a possibilidade de dar a devida força à vivência de emoções, tornando o grau de compreensão do autor mais sensível e apurado mediante a situação.

Otimismo

Um terceiro fator é otimismo. Nesse fator, ocorre na resiliência a crença de que as coisas podem mudar para melhor. Há um investimento contínuo de esperança e, por isso mesmo, a convicção da capacidade de controlar o destino da vida, mesmo quando o poder de decisão esteja fora das mãos.

Análise do ambiente

O quarto fator é a análise do ambiente. Trata-se da capacidade de identificar precisamente as causas dos problemas e das adversidades presentes no ambiente. Essa possibilidade habilita a pessoa a se colocar em um lugar mais seguro ao invés de se posicionar em situação de risco.

Empatia

A empatia é o quinto fator que constitui a resiliência, significando a capacidade que o ser humano tem de compreender os estados psicológicos dos outros (emoções e sentimentos)(colocar-se no lugar do outro).

Autoeficácia

Autoeficácia é o sexto fator, que se refere à convicção de ser eficaz nas ações propostas. ex: Um homem alcoólatra propõe a si mesmo colocar em prática um destino longe desta doença pela seguinte ação convicta: não dar o primeiro gole.

Alcance de pessoas

O sétimo e último fator constituinte da resiliência é alcançar pessoas. É a capacidade que a pessoa tem de se vincular a outras pessoas para viabilizar soluções para intempéries da vida, sem receios e medo do fracasso.

Parcerias

exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo