Geral - 10/11/2011 - 20:03
Grupo Renascer da 3ª Idade de Rio das Ostras pede ajuda
O Grupo Renascer da 3ª Idade em Rio das Ostras necessita de apoio para continuar atendendo aos idosos da cidade. No local são oferecidas diversas atividades que associados podem participar e, além disso, a motivação e socialização da terceira idade são sempre incentivadas pelo grupo.
De acordo com o presidente do Grupo Renascer, Waldo de Souza, a casa que funciona desde 1994 foi aos poucos se estruturando para melhor atender os idosos da cidade. “Ampliamos o espaço para conseguirmos atingir nosso objetivo que é providenciar o bem estar do idoso e, para isso, contamos com a ajuda de muitas pessoas nesse processo”, afirma o presidente.
A maior parte da renda que sustenta a casa vem dos bailes produzidos todas as quartas-feiras. O restante é feito por doações que, muitas vezes, vêm dos próprios familiares dos associados. “Necessitamos de todos os tipos de doações, desde dinheiro até comida, pois montamos cestas básicas para os mais necessitados”, disse Waldo. Além disso, o espaço que é uma associação sem fins lucrativos, passou três anos sem contar com a ajuda da Prefeitura de Rio das Ostras.
Para melhorar a autoestima do idoso que chega ao Grupo Renascer com problemas familiares e de saúde, a casa hoje oferece diversos cursos para a interação social e lazer. São realizadas aulas de dança, ginástica, alongamento, capoeira, além de cursos de panificação, pintura, crochê, biscuit, entre outros. “Esses cursos dão ao idoso uma nova perspectiva de vida e aí ele pode descobrir uma atividade que além de servir como mais um aprendizado poderá até significar uma nova chance de renda”, afirma o presidente.
No local ainda funciona uma academia de ginástica aonde os idosos podem se exercitar. “Essa é uma parceria nossa com uma academia da cidade e deu muito certo, pois aqui eles utilizam nosso espaço e em troca nossos associados a utilizam quando querem”, disse Waldo que agradece ao apoio de muitos voluntários, parte necessária para fazer o trabalho funcionar.
Para a saúde do idoso o Grupo Renascer ainda conta com uma sala com fisioterapia, acupuntura e futuramente irão implantar um posto médico no local. “Estabelecemos metas e hoje a saúde será priorizada, por isso contamos com a colaboração de médicos também”, ressalta Waldo que ainda reforça a necessidade de voluntários. “Toda e qualquer ajuda é bem vinda. Buscamos parcerias que acreditem em nosso trabalho”, finaliza o presidente da associação.
Fonte: Macaé News (www.macaenews.com.br)