Menu / Editorias
Abrir / Fechar

Notícias

RJ - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: projeto mova-se atende no Centro de Fisioterapia do Estado

2003653.jpg22/03/2014 - 20:03h - Atualizado em 22/03/2014 - 20:03h 

 » Ascom da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos

Parceria entre Prefeitura, por meio das Clínicas das Famílias, vão encaminhar os pacientes

Depois de um acidente doméstico, em que ficou com as duas pernas imobilizadas, a dona de casa Selma Lírio Pereira da Silva, de 60 anos, achou que nunca fosse se recuperar, mas ao saber do lançamento do Projeto Mova-se, que aconteceu na manhã deste sábado, em Irajá, bairro da zona norte, sua esperança voltou. 
- Estou achando ótimo. Deus me deu uma nova oportunidade – disse Selma.

Ela é uma das mil inscritas no Projeto Mova-se da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEASDH), que é realizado em parceria com a Prefeitura do Rio, e que vai atender mensalmente pessoas com deficiência e dificuldades nos movimentos. O atendimento é das 17h30min. às 22h, no núcleo do Centro de Fisioterapia, que fica na Avenida Monsenhor Felix.

- Um momento muito feliz na minha vida. Jamais achei que isso pudesse acontecer, mas já que chegou, eu vou participar do projeto - disse Nercy Pereira, de 72 anos. A idosa declarou ainda que o Mova-se é uma ótima oportunidade de sair do sedentarismo.

Os casos das duas cidadãs da terceira idade são diferentes, mas a atuação do Mova-se no tratamento delas é igual: após uma avaliação de uma equipe multidisciplinar, o processo de recuperação tem início com o acompanhamento da própria família, que também participarão de um curso de cuidador de idosos com previsão para funcionar no próximo mês. 

 O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Pedro Fernandes , falou projeto. 

- Uma oportunidade de proporcionar tratamento às pessoas que antes não conseguiam este acesso na rede particular, nem conveniada, e, por conta disso, acabavam se tornando deficientes e com limitações eternas. Fizemos uma parceria com a Prefeitura, através das Clínicas das Famílias, que vão encaminhar os pacientes. Vamos fazer a triagem e o atendimento imediato. A equipe é formada por profissionais de fisioterapia. O tratamento que não é feito pelo Programa das Pessoas com Deficiência, da Prefeitura do Rio, vamos complementar com o Centro de Fisioterapia do Estado - explicou o secretário.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Projeto oferece fisioterapia para pessoas com dificuldade de locomoçãoO atendimento ao público contará com uma equipe de dez fisioterapeutas

Agência Brasil

Publicação: 22/03/2014 13:37 Atualização:

 

Pessoas que precisam de tratamento fisioterapêutico poderão recorrer a alguns centros de Referência da Pessoa com Deficiência do município do Rio, que funcionarão em horários alternativos para atender pessoas com dificuldade de locomoção. O projeto foi lançado hoje (22) pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e começa a funcionar na próxima segunda-feira em Irajá, na zona norte do Rio.

"Estamos negociando, já em fase avançada, para levar o serviço também ao centro de Santa Cruz [na zona oeste]. A ideia é ter oito centros no projeto até o fim do ano", disse o secretário Pedro Fernandes. Ele adiantou que na semana que vem outro pólo vai ser inaugurado no Shopping Via Brasil, também em Irajá.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde 

O atendimento ao público contará com uma equipe de dez fisioterapeutas e será nos horários de 17h30 a 22h30, durante a semana, e das 8h às 17h, no fim de semana, para não haver concorrência com o público tradicional dos centros, que funcionam de segunda a sexta das 8h às 17h.

O serviço será aberto a toda a população e deve beneficiar principalmente idosos e pessoas em recuperação de acidentes. A previsão é que mil atendimentos sejam realizados por mês. Será feito um cadastro dos moradores do entorno e, quem tiver dificuldades de locomoção, poderá ser transportado por um carro do projeto.

Parcerias

exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo