- 25/07/2013 às 10h33
São Francisco de Itabapoana deverá ganhar uma Academia da Terceira Idade. Um acordo nesse sentido foi firmado no início da semana, durante uma reunião entre o prefeito Pedrinho Cherene e o Secretário de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinícius, na cidade do Rio e Janeiro, e que contou com a participação, também, da vereadora sanfranciscana Patrícia Cherene (PTB).
A implantação da academia em São Francisco, em uma área cedida pela prefeitura, poderá, de acordo com o secretário Marcus Vinícius, acontecer até o final do ano, seguindo alguns trâmites, como uma visita técnica. O local escolhido e disponibilizado pelo prefeito foi uma área próxima às futuras instalações da Clínica da Família, na chegada da cidade.
As academias para a terceira idade são compostas de aparelhos que permitem o desenvolvimento de exercícios de força e flexibilidade, atendendo diretamente às necessidades dos idosos. Os praticantes contam com a supervisão e a ajuda de um professor de educação física, um técnico em enfermagem e um apoio para a realização das atividades físicas.
A além da academia, o prefeito alinhavou junto ao governo do estado outras iniciativas em prol da terceira idade, que representa hoje 8% da população de São Francisco de Itabapoana, que é de aproximadamente 42 mil habitantes.
- Políticas públicas voltadas para o idoso é um compromisso de minha administração. Além do trabalho já desenvolvido junto a esse segmento, estamos procurando firmar parcerias para que o idoso em nosso município possa ser a cada dia mais valorizado, culminando com uma melhor qualidade de vida para cada um deles - destacou o prefeito Pedrinho Cherene.
Atualmente o município mantém como referência o Centro de Convivência para a Terceira Idade Nágime Jorge Abílio, que assiste a 378 idosos em uma estrutura que oferece oficinas de artesanato, atividades físicas, salão de beleza, salas de jogos, de tv e de leitura. Outras atividades de lazer e entretenimento são desenvolvidas periodicamente junto aos frequentadores, como o baile que acontece uma vez a cada mês.