Lazer, reinserção social, abertura no mercado de trabalho e acesso à atividade física orientada são apenas algumas demandas da terceira idade fluminense que colaboram para a qualidade de vida. No entanto, nenhuma delas caminha sem a principal vertente entre as políticas públicas voltadas aos idosos: a oferta de um serviço de Saúde de qualidade. Pensando nisso, o secretário de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEESQV), Marcus Vinícius, buscou o apoio e a parceria do secretário estadual de Sáude, Sérgio Côrtes. Durante a reunião, Marcus Vinícius falou sobre os projetos que estão sendo elaborados por sua pasta e sobre a importância da união de esforços em benefício dos 2,4 milhões de idosos fluminenses.
“Sabemos que a Saúde é uma demanda de toda a sociedade e no caso da população acima de 60 anos algumas questões ficam ainda mais delicadas. Precisamos de políticas que foquem um atendimento com cuidados diferenciados, de acordo com o que a idade exige”, destacou Marcus Vinícius. Na ocasião, os secretários falaram sobre o Hospital Estadual Eduardo Rabello (Heer), centro de referência em geriatria. A ideia é que algumas iniciativas e estruturas sirvam de exemplo a outras unidades. Inaugurado em 1973, o Heer foi o primeiro hospital planejado, arquitetado e construído para atendimento geriátrico especializado na América do Sul. Hoje, a unidade tem 128 leitos e faz cerca de 2 mil consultas por mês.
Além do ótimo serviço prestado à terceira idade na área da Saúde, o secretário Marcus Vinícius reforçou ainda a importância do hospital ter um Centro de Convivência. “Esse é o nosso objetivo: cuidar da saúde em todos os aspectos. Com as diversas atividades oferecidas no Centro de Convivência, o hospital atende não só aos que precisam de tratamentos como também ajuda na prevenção de muitas doenças e na manutenção do idoso ativo”, destacou Marcus Vinícius que passará a companhar o hospital junto com o secretário Sérgio Côrtes.