Como se articula o conhecimento da pesquisa com os saberes da prática? Pergunta antiga, que sempre acompanhou a ciência, em uma inquietação infindável. Embora Pesquisa e Prática sejam indissociáveis na vida, a mente humana fragmenta a realidade para estudá-la – e a pergunta persiste. Diversas iniciativas mostram as correlações e indicam caminhos integradores de Pesquisa e Prática. Uma das estratégias possíveis é aprender as lições com quem já acumula experiências de integração.
O Centro Internacional de Longevidade Brasil (International Longevity Centre Brazil – ILC-BR) e o Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), vinculado ao Instituto Vital Brazil, realizarão um seminário com foco nas experiências da Iniciativa Nacional (canadense) para os Cuidados da Pessoa Idosa (NICE – National Initiative on the Care of the Elderly).O seminário, dia 12 de março, de 09:30 às 12:00, no Cepe, apresentará a experiência do NICE na construção de instrumentos destinados à prática baseada em evidências. Uma expert canadense descreverá o modelo do NICE, seus objetivos, a forma como mede resultados e alguns instrumentos de maior impacto. O Canadá possui expressiva liderança no tocante a políticas públicas alinhadas às perspectivas da Organização Mundial da Saúde para um envelhecimento ativo.
A expertise canadense estará representada pela palestrante Lynn McDonald, diretora científica do NICE, professora na Faculdade de Serviço Social da Universidade de Toronto, que dirige o Instituto de Curso de Vida e Envelhecimento (Institute for Life Course and Aging) e é Co-Diretora do Programa Colaborativo de Envelhecimento, Cuidados Paliativos e de Suporte (Collaborative Program in Aging, Palliative and Supportive Care). Também expert do Canadá, a debatedora, Dra. Louise Plouffe, é pesquisadora sênior, colaboradora associada do ILC-BR e integrante do recém-criado ILC-Canadá. O debate contará ainda com o geriatra Daniel Azevedo, vice-presidente da Regional Sudeste da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e presidente (2012-2014) da Comissão Permanente de Cuidados Paliativos da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). A mediação será de Alexandre Kalache, co-presidente da Aliança Global de Centros Internacionais de Longevidade (International Longevity Centres Global Alliance – ILC-GA) e presidente do ILC-BR.
Instrumentos a serem discutidos no seminário:
1. Rastreamento de Maus-Tratos do Cuidador (CASE, na sigla em inglês)
2. Índice de Suspeita de Maus-Tratos a Idosos © (EASI, na sigla em inglês)
3. Indicadores de Maus-Tratos (IOA, na sigla em inglês)
4. Respeitar a todos (RespectAll, em inglês)
Os participantes do seminário serão convidados a analisar a relevância desses instrumentos para o Brasil e o interesse por pesquisa internacional colaborativa com o Nice em temas relacionados ao cuidado de pessoas idosas, além de inclusão na rede ICCE (International Collaboration for the Care of the Elderly). Os interessados ficarão em contato com a Dra. Louise Plouffe.
SEMINÁRIO GRATUITO
NÃO HÁ INSCRIÇÕES PRÉVIAS
DATA: 12 de março, de 09:30 às 12:00
LOCAL: Auditório do Cepe à Av. Padre Leonel Franca, 248, Gávea