Versão em Inglês da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia da UnATI.Uerj.
As Revistas Científicas tem como objetivo principal registrar e divulgar a produção científica eprodução técnica de Pesquisadores, Docentes, Profissionais de Nível Superior e Discentesapresentando as suas reflexões teórico-metodológicas nas diversas áreas do saber e suas interfaces, contribuindo significativamente para a formação de conhecimento humano.
Produzida pela Universidade Aberta da Terceira Idade da Uerj a Revista Científica da UnATI.Uerjcomeçou a ser publicada em 1998, sob o título Textos sobre Envelhecimento sendo escritos 08 volumesaté 2005. O atual título Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia foi adotado em 2006 e nomeia a produção de 21 números. Esse ano está sendo publicado o 16º volume, composto por 04 números que são publicados trimestralmente, compostos por um total de 72 artigos científicos.
Com a missão de contribuir para o aprofundamento das questões pertinentes ao envelhecimento humano, a Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia da UnATI.Uerj publica diversas produções cientificas no âmbito da Geriatria e Gerontologia. Por ter um caráter multi e interdisciplinar, não há restrição de áreas de conhecimento para que os trabalhos sejam publicados. O importante é que o assunto desenvolvido corresponda aos interesses e objetivos da publicação e seja útil ao seu público-alvo -Pesquisadores, Professores, Profissionais, Estudantes e demais interessados na temática abordada.
Seguindo um registro formal da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, as áreas do conhecimento da RbGg da UnATI.Uerj são: Ciências da Saúde: Medicina (Geriatria e Gerontologia) e Saúde Coletiva; Ciências Humanas: Psicologia e Sociologia; Ciências Sociais Aplicadas:Serviço Social, e que a partir de 2014 terá uma versão em mais um idioma – o Inglês.
Para o Diretor Geral da UnATI.Uerj e Editor da Revista – Prof. Renato Veras de uma forma geral, a importância da publicação de trabalhos em Inglês, particularmente, é a visibilidade que pode ser conferida a ele, uma vez que sua publicação somente em Português acaba dificultando sua divulgação erestringe o número de leitores. Ele afirma ainda que o Inglês possibilita a indexação da Revista em bases de dados de alta qualificação internacional, ampliando assim a visibilidade e abrangência da mesma.
Nesse sentido, os artigos aprovados serão enviados a um Tradutor Nativo de língua inglesa indicado pelo Corpo Editorial da Revista que fará a versão dos mesmos. Cabe lembrar que todos os custosreferentes à versão para a língua inglesa serão de responsabilidade dos autores que contratarão o serviço diretamente com esse Tradutor.
Os volumes da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontoligia da UnATI.Uerj estão disponíveis no Centro de Referência e Documentação Sobre o Envelhecimento da UnATI.Uerj, podendo ser conferidas também em versão eletrônica na Home page da UnATI.Uerj no www.unati.uerj.br.
Marcos Teodoro
Assessor de Comunicação Social da UnATI.Uerj