Muitos dos apreciadores do vinho reclamam que a bebida deixa a boca roxa. Eles não devem imaginar o bem que o líquido está fazendo aos seus dentes. A prevenção de cáries é um dos benefícios inusitados que o consumo moderado do vinho pode oferecer. Confira quais são outros ganhos que o hábito de ingerir a bebida pode proporcionar à saúde e beleza, segundo um compilado de estudos já realizados. Mas não se empolgue: é preciso apreciar com moderação!
Se você tropeçar depois de beber vinho tinto, não coloque a culpa na bebida. Um experimento com ratos de laboratório publicado recentemente na Sociedade Química Americana descobriu que uma dieta rica em resveratrol - um composto encontrado na bebida - melhora o equilíbrio dos ratos mais velhos com o passar do tempo. O composto é capaz de diminuir algumas das deficiências motoras que aparecem com o envelhecimento.
Cientistas espanhóis mergulharam no estudo de culturas de bactérias que são responsáveis por doenças dentárias e descobriram que o vinho tinto é o líquido mais eficaz na remoção desses que são os maiores vilões dos nossos dentes.
Os percevejos gostam do sangue humano. Mas eles ficarão menos interessados em permanecer naquele habitat caso o dono do corpo tenha bebido um par de copos de vinhos, segundo uma pesquisa na Universidade de Nebraska-Lincoln, nos EUA. Beber mais
vinho, então, também pode livrar as pessoas de picadas indesejadas de insetos.
Hipócrates, o pai da medicina moderna, prescrevia vinho para aliviar a dor durante o parto. E ele não parava por aí: letargia e diarreia também eram combatidas com a bebida, de acordo com a prática do lendário grego.
As pessoas que bebem um copo de vinho tinto por dia são menos propensas a desenvolver demência, especialmente o mal de Alzheimer, de acordo com um estudo realizado no Instituto Central de Saúde Mental de Mannheim, na Alemanha. Os acadêmicos constataram que os indivíduos que mantinham a prática apresentaram quase um terço a menos de probabilidade de mostrar sinais de demência no final de um período de três anos, em comparação com os abstêmio.
Mulheres que bebem uma quantidade moderada de álcool durante as refeições apresentam um menor risco de desenvolver excesso de peso durante a meia-idade, de acordo com um relatório publicado em 2010 na revista “Archives of Internal Medicine”. O estudo foi realizado com pessoas que bebiam vinho tinto. Os autores observaram nelas um aumento no gasto de energia depois de ingerir o líquido - o que pode equilibrar as calorias adicionais.
Outro estudo sugere que o resveratrol pode ajudar os humanos a viver mais, por suprimir as moléculas que causam as inflamações, bem como os compostos no sangue que interferem na produção de insulina. No entanto, os médicos sugerem que todos estes benefícios só serão sentidos quando o vinho for bebido com moderação.
Ao passar o mouse sobre a foto aparece uma prévia.
Ao clicar em uma foto inicia modo em tela cheia.
Botão para iniciar apresentação.
Utilize as setas para passar as fotos.
Botão para fechar apresentação.