A gema possui uma das principais vitaminas pró-cabeça; a colina. Ela estimula a formação de neurotransmissores que trabalham pela retenção das lembranças. Recomenda-se uma unidade por dia, a menos que haja contraindicações. O melhor jeito de consumi-lo é cozido, porque facilita a absorção dos nutrientes e evita o risco de contaminação.

CHOCOLATE AMARGO

Ele possui alta concentração de epicatequina, que estimula a memória. Sem falar dos flavonoides que favorecem a formação de óxido nítrico, substância que dilata as artérias e eleva a carga de oxigênio e nutrientes para os neurônios. Recomenda-se consumir por dia apenas 1 quadradinho de um tablete ou no máximo 30g.

CHÁ-VERDE

Uma descoberta recente da Universidade de Shizuoka no Japão, mostrou que a teanina liberada pelo chá durante a sua infusão, instiga a formação de novos neurônios, ajudando a blindar o cérebro ante o avanço da idade. Além disso, viu-se que a atuação dessa substância se dá sobretudo na área do cérebro associada à memória e ao aprendizado; o hipocampo.Recomenda-se não ultrapassar seis xícaras por dia; o limite para evitar danos nos rins e fígado.

CASTANHA-DO-PARÁ

A castanha-do-pará é o maior reduto de selênio do planeta! Essa substância ajuda a evitar a morte de neurônios e colabora para que  se diminua as chances de uma pessoa desenvolver o Alzheimer.Recomenda-se uma castanha por dia. Vale lembrar que as vantagens para a cabeça deste hábito só serão sentidas alguns anos (ou décadas) depois.

PEIXE CRU OU NA PANELA

Os peixes são os maiores fornecedores de ômega-3. Esse nutriente colabora com a habilidade de armazenar informações e ajuda a diminuir o risco de doenças como o Alzheimer. Sem contar que eles fornecem aminoácidos importantes para a formação de neurotransmissores.Recomenda-se comer peixe pelo menos três vezes por semana.Pescados de águas frias como o salmão e a sardinha são muito bons para o cérebro.