A homeopatia é uma das formas de atendimento no Centro de Referência de Atenção à Saúde do Idoso da UFF (Universidade Federal Fluminense), localizado na Av. Jansen de Melo, nº 174, Centro, Niterói. Há 20 anos médico homeopata e já aposentado após 40 anos no serviço público, o hematologista e patologista Alfredo Carlos Serrano Pinto trabalha há dois anos no PIGG (Programa Interdisciplinar de Geriatria eGerontologia), sendo voluntário há um ano. "Eu tinha 18 anos de prática na medicina tradicional e não estava satisfeito profissionalmente", explica o doutor Alfredo a sua opção, afirmando: "A homeopatia me completou".
Além de atender nas quartas-feiras, o homeopata considera importante conviver e conhecer o paciente. Para realizar esse objetivo foi criado um grupo de trabalho que se reúne nas segundas-feiras com o Alfredo, as professoras e arte terapeuta Regina Rosa e Iza Castro, também psicopedagoga, participando do Projeto Magia das Letras e exercendo atividades na música, cinema e literatura. "Trabalhamos com saúde, não com a doença", revela o médico homeopata ressaltando que a prevenção é a melhor atitude para o ser humano.
Sem generalizar, Alfredo comenta que nestes tempos modernos às pessoas reclamam mais de artrite, ardose, diabetes e hipertensão, doenças perfeitamente tratáveis pela homeopatia, principalmente para os idosos que não podem tomar todos os remédios alopatas. "A homeopatia não é remédio da vovó, com demora na atuação", lembra o médico homeopata, recomendando que ser importante: "Não se viver do passado, evitar a solidão e o abandono, cultivando a atenção com os outros o respeito próprio e o carinho, caminhos para a alegria".
O médico homeopata recomenda ser muito importante para a saúde o cuidado físico, mental e espiritual do ser humano. "É preciso se confessar, ter fé", afirma Alfredo. O Centro de Referência da UFF é coordenado pela professora e doutora do Hospital Antônio Pedro, Vilma Duarte Câmara, pioneira em Niterói no programa de atendimento médico voltado para o idoso, referência mundial no assunto, onde existe periodicamente treinamento, especialização e internato para profissionais da área. Tel: 2629-96096 / 2620-2014 (UFF- PIGG)