Menu / Editorias
Abrir / Fechar

60+ 3ª Idade com Qualidade

RJ - Petrópolis - Vila Rica

Vila Rica: café da manhã na ATI

 

O secretário de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida participou de uma caminhada e um café da manhã, nesta sexta-feira (31/01), com o grupo de alunos da Academia da Terceira Idade do bairro Vila Rica, em Petrópolis. A unidade, que conta com profissionais de educação física, fisioterapia, nutrição e técnica de enfermagem, faz parte do Programa Terceira Idade Saudável, da Secretaria estadual de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEESQV), e foi inaugurada há cerca de três meses. “É gratificante poder voltar às academias que já estão instaladas por mais de dois meses e ver o avanço que os idosos tiveram, não só em relação à melhoria de seu condicionamento físico, mas também pelos benefícios que a convivência diária com o grupo traz para cada um deles”, afirmou o secretário Marcus Vinícius.            

O fisioterapeuta da equipe que acompanha todas as atividades dos idosos, Luiz Cruzick, está no projeto desde o início e garante que a evolução dos idosos é nítida. “Hoje eles já chegam com mais disposição, se cansam com menos facilidade e o entrosamento entre o grupo é muito bom. As aulas representam para eles mais que o momento de cuidar da saúde do corpo. Aqui eles também cuidam da saúde da mente”, destacou Cruzick. Comprovando as palavras do fisioterapeuta, está a experiência de dona Eni de Lourdes da Costa, 67 anos, merendeira. “Eu tinha muita dificuldade para calçar as meias, não abotoava as sandálias e amarrar tênis era complicado. Agora, com as aulas nos aparelhos e as aulas de alongamento, consigo fazer tudo sem esforço e passo até creme nos pés”, afirmou, sorrindo. “Com o acompanhamento adequado até minha artrose melhorou. Além disso, eu só descobri que estava hipertensa quando vim fazer o exame para entrar na academia, mas já estou medicada e posso fazer as atividades”, contou.

O programa Terceira Idade Saudável consiste em 45 academias, com diversos equipamentos de ginástica destinados a alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura, além trabalhar a capacidade aeróbica do idoso e vai beneficiar cerca de 18 mil idosos em todo o Estado. Há ainda a oferta de mais 30 equipes multiprofissionais para atenderem nas instalações de outros projetos que não oferecem orientação aos idosos.

SEESQV em Petrópolis

A atuação da SEEESQV em Petrópolis não se restringe à academia do bairro Vila Rica, onde há 134 alunos. A pasta também disponibilizou equipe de profissionais para o acompanhamento das atividades dos idosos no bairro Cascatinha, Alto da Serra e em Itaipava, atendendo 346 pessoas da terceira idade. Outro projeto da Secretaria que também esteve por duas vezes na cidade (uma no Retiro, ao lado da Delegacia de Polícia, e outra no pátio da Igreja Matriz, em Cascatinha) é o Qualimóvel, um serviço itinerante que funciona através de um ônibus e um trailler com o objetivo de ofertar serviços voltados à prevenção, promoção e manutenção da saúde da população com idade igual ou superior a 60 anos com atendimento clínico, oftalmológico e odontológico. Só em Petrópolis, foram realizados cerca de 2 mil atendimentos, com a entrega de 176 óculos.

Para cuidar da autoestima e ofertar lazer e interação social, garantidos no Estatuto do Idoso, a SEESQV também promove bailes para a Terceira Idade através do Projeto Bailando na Melhor Idade, que já esteve presente em Petrópolis no Clube Petropolitano com a presença de 550 idosos. E o próximo já tem data marcada: 12 de fevereiro, no Palmeira Futebol Clube, às 17h.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Estadual de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida - SEESQV
Marcela Maciel
Roane Veríssimo

Parcerias

exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo