Menu / Editorias
Abrir / Fechar

Projetos da UFF

RJ - Niterói - Icaraí

Reitor da UFF (centro) quer Universidade e idosos de Niterói unidos

reitor-saergio-cabral-godofredo-tatiana-molina.JPG

O Reitor da Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro (UFF-RJ), Roberto de Souza Salles(ao centro), em entrevista para este jornal, declarou ser favorável a um maior envolvimento da Universidade com a comunidade e está aberto para novas propostas de relacionamento com o setor da terceira idade.  
3ª Idade – O que representa a sua eleição a sua eleição na UFF, que tem a sua reitoria em Niterói, para a comunidade?

Roberto Salles – O nosso pensamento é que a Universidade tem que estar sempre voltada para os interesses da sociedade, da comunidade. Sonho em ver uma universidade em que todos conheçam a UFF, em especial Niterói, mas também todos os municípios em redor. Se hoje perguntar se a população conhece a UFF, às pessoas vão dizer que conhecem o hospital universitário, a farmácia universitária, conhece um ou outro projeto, mas a população em geral não conhece a nossa universidade. Não sabe o que nós fazemos.
3ª – Como o senhor pretende mudar isso?
Roberto Salles – Em primeiro lugar a universidade tem que se conhecer, ter um autoconhecimento. A comunidade interna, da própria universidade, não sabe tudo o que a universidade faz. Depois passar essa informação para a sociedade, para q

ue a sociedade conheça a nossa universidade. Vou te dar um exemplo: a nossa orquestra toca várias vezes ao ano aqui no nosso cinema. Eu pergunto: o povo sabe que a universidade tem orquestra? Não! Quem sabe é um grupo, pessoas de classe média que vêm a esse cinema para assistir a orquestra, apesar do preço simbólico. Eu tenho certeza que bem divulgado nós daremos acesso ao povo de assistir a nossa orquestra.
3ª – Que tipo de estratégia será usada para alcançar esse objetivo?
Roberto Salles – A estratégia não será só a divulgação na imprensa, mas a divulgação dos projetos. Nós temos muitos projetos que alcançam à sociedade. Por exemplo: nós temos há muitos anos uma área de atuação que é a da terceira

idade. Que funciona no Mequinho, na Avenida Jansen de Mello, nº 172, 2ª andar, próximo da descida da ponte. Existe um trabalho desenvolvido ali por nossa professora Vilma Câmara. Com várias atividades para os idosos, desde a assistência médica até a atividade física. Temos o núcleo de dependência química, a farmácia universitária que oferece preços até vinte vezes mais baratos do que qualquer farmácia, a creche e agora o colégio universitário. Então através desses projetos é que faremos à comunidade conhecer melhor a Universidade. A verdade é que a comunidade passa a se interessar quando ela é beneficiada de qualquer forma. A divulgação não é só através da imprensa, mas também do próprio usuário desse sistema.
3ª – Nesta tua

visão, a UFF pode desenvolver trabalhos dentro dos clubes da terceira idade nas diversas áreas com seus alunos e professores   continuamente?
Roberto Salles – Nós temos há anos um projeto da 3ª idade coordenado pela professora Vilma Câmara. Não vejo nenhuma dificuldade desse projeto fazer uma parceria com outros

Parcerias

exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo